Paper Repensando O Papel Do Professor De LP Liliana

5063 palavras 21 páginas
REPENSANDO O PAPEL DO PROFESSOR DE
LÍNGUA PORTUGUESA

Liliana Michela dos Santos
Rita Maria Linhares Strauch
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Letras (LED0136) – Prática do Módulo I
09/12/2011

RESUMO

Ser professor, já é um desafio, ser professor de língua portuguesa então é um desafio ainda maior. Além de ter-se conviver com todos os problemas da educação de um modo geral, como falta de estruturação física, falta de material didático consistente, alunos desmotivados, indisciplinas, falta de apoio da direção escola, convive-se com professores de outras disciplinas que se preocupam apenas em dar seu conteúdo sem observar a forma que esses alunos escrevem. O professor de português deve ter apoio de todos os outros professores para que possibilite o efetivo ensino e aprendizagem da língua materna. Bem como, ele deve repensar seu atual papel como disseminador de uma língua rica e única. O grande desafio para o professor de Língua Portuguesa é tentar mudar a realidade brasileira, hoje temos alunos que saem do ensino médio sem terem a capacidade de escrever um bom texto.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Ensino e Aprendizagem. Língua Portuguesa e a Internet.

1 INTRODUÇÃO

Ensinar língua portuguesa a quem já fala português não é empreitada fácil. Isso porque o indivíduo, quando entra na escola, já domina a língua; utilizando-a nas mais variadas situações de comunicação, ao interagir com os outros no mundo, vivendo. A objetivo da escola é aumentar a capacidade comunicativa do aluno, a partir das mais variadas atividades com a língua. Contudo, essa competência não tem sido desenvolvida a contento. O aluno passa anos e anos na escola e não aprende a língua que a escola ensina – a norma culta.

Essa dificuldade de uso da língua é evidenciada, principalmente, quando há a necessidade de empregar a língua em uma produção de texto escrito. Por que isso acontece? Por que o aluno, com tanto tempo de escola, ao concluir o Ensino Médio, ainda não é capaz

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas
  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas