paper processo de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE APRENDIZAGEM



Acadêmico: Gideone Rodrigues da Cruz
Prof.º: Marcos Antônio Freitas Saboia
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Ciência Biológica (BID0234) – Psicologia da Educação e Aprendizagem
20/09/2013

RESUMO
Esse trabalho refere-se no processo de aprendizado psicológico dos seres humanos na educação. A aprendizagem é oprocesso pelo qual os conhecimentos, competências, habilidades, valores ou  comportamento  são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. O ser humano possui habilidades incontestáveis para suas sobrevivências e evolução,necessitando de estímulos externos e internos para a aprendizagem. No entanto a Psicologia na Educação decorre de estudos, praticas, observações, convivência e interação de alunos no ambiente escolar.


Palavras – chave: Aprendizagem. Educação. Psicologia da educação.

1- INTRODUÇÃO
A aprendizagem é o processo definido de forma sintética de modo como os seres adquirem conhecimentos,comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, as mudanças de comportamento são obtido, através da experiência construída por fatores emocionais, relacionais, ambientais e neurológicos. Com a alteração de conduta de cada individuo acontece as transformação, pelo condicionamento operante, experiência ou ambos, de forma razoavelmente permanente. A técnica de ensino ou aquisição de abito ainformação pode ser obtida facilmente. Umas das características do ser humano é o ato de aprender e compreender, pois somente o homem possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando à melhora da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.
A aprendizagemcompreende-se pela mudança relativamente durável do comportamento, de forma sistemática, ou não, adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada. A motivação tem um papel fundamental na aprendizagem. Ninguém aprende se não estiver motivado, se não desejar aprender.
O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação,necessidade) para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando apenas que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.

2- AMELHORIA NA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Psicologia na Educação surgiu de estudos feitos por psicólogos em instituições e escolas. Segundo Travers (1972), “quando se faz um retrospecto histórico das contribuições da Psicologia para a Educação, verifica-se com certa surpresa, que muito pouca mudança pode ser atribuída ao trabalho direto de psicólogos nas escolas”. Os psicólogos Thorndike, Skinner ePiaget, foram os que mais tiveram impacto nas escolas com seus trabalho e pesquisa realizado e desenvolvido em laboratório ou através da observação natural em sala de aula. O trabalho feito por Thorndike levou à elaboração de livros-texto e dicionários escolares. O conhecimento de Skinner aplicado em seus trabalhos, muitas aplicações foram derivadas: sistema personalizado de instrução, instruçãoprogramada, exclusão da punição no processo de ensino, técnicas de modelagem de respostas adequadas, sistema de vales etc. A influência das descobertas de Piaget em sala de aula: a elaboração de programas de interatividade para o ensino de ciências e matemática, a utilização dos jogos no contexto escolar e, a presença do construtivismo como teoria orientadora do processo de alfabetização para o...
tracking img