PAPER OU COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS









PAPER OU COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA












LAVRAS-MG
2012


MARIANA CARLA DE OLIVEIRA
IZAMARA MARIA SILVA E SOUZA
DIEGO MORAIS DE PAULA
GUILHERME BRANDÃO RODRIGUES
MICHAEL AURÉLIO LIMA LARA




PAPER OU COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA



Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Lavras, como parte das exigências dadisciplina Metodologia da Pesquisa I, curso de graduação em Engenharia Civil.



PROFESSORA
Prof. Ms. Luciana Aparecida Gonçalves Oliveira








LAVRAS-MG
2012

MARIANA CARLA DE OLIVEIRA
IZAMARA MARIA SILVA E SOUZA
DIEGO MORAIS DE PAULA
GUILHERME BRANDÃO RODRIGUES
MICHAEL AURÉLIO LIMA LARA




PAPER OU COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA



Trabalho apresentado ao CentroUniversitário de Lavras, como parte das exigências da disciplina Metodologia da Pesquisa I, curso de graduação em Engenharia Civil.


Aprovado em ___/___/___



PROFESSORA
Prof. Ms. Luciana Aparecida Gonçalves Oliveira






LAVRAS-MG
2012
SUMÁRIO

1 Introdução..........................................................................................................06

2 Revisão deliteratura
2.1
2.2
2.3
2.4
2.5

3 Conclusão

Referências Bibliográficas

Anexos





























Introdução

Segundo Medeiros (2000, p. 185), um texto é considerado científico quando propaga informações científicas novas. Portanto, o conhecimento científico não se resume na descoberta de fatos e leis novas, mas também em sua publicação.Trata-se de obter e comunicar resultados.
Sendo assim, o presente trabalho, visa apresentar a definição, importância e estrutura de um paper ou comunicação científica, visando orientar e informar sobre as necessidades e regras para apresentação de textos científicos.

























Revisão de Literatura

1. Paper ou Comunicação Científica

Paper ou comunicaçãocientífica define-se como a informação que se apresenta em congressos, simpósios, reuniões, academias, sociedades científicas. Em tais encontros são expostos, em reduzido espaço de tempo, os resultados realizados. A finalidade é difundir resultados de pesquisa.
O paper é um trabalho científico que tem como objetivo principal analisar um tema, questão e/ou problema, por meio do desenvolvimento deum ponto de vista de quem o escreve. O paper geralmente trata do particular ou da essência do problema.
Se o autor apenas compilou informações sobre elas, trata-se simplesmente de um relato e não de um paper. Assim, a composição de um paper decorre do estudo e do posicionamento de quem o escreve. Para isso, o autor do paper deve manter certo distanciamento crítico ou evitar, na medida dopossível, deixar transparecer suas crenças e preferências.
Em geral, as comunicações científicas não permitem a reprodução total da experiência realizada e levam em consideração os seguintes elementos: finalidade, informações, estrutura, linguagem e abordagem.
Para Medeiros (1997, p.180), com as adaptações que se fazem necessárias a estrutura do paper pode ser da seguinte forma:
capa;
folha derosto – que engloba o nome do congresso (ou evento), local do evento, data, título do trabalho, nome do autor, credenciais do autor;
resumo – síntese do trabalho. Pode aparecer entre o título e o texto, ou ao final do trabalho;
conteúdo – introdução, desenvolvimento, conclusão (conforme a apresentação oral);
referencias.
O paper caracteriza-se principalmente pela originalidade, ou seja, asreflexões devem ser mesmo do autor do paper, Novamente segundo Medeiros (1997, p. 186), [...] “Se o autor apenas compilou informações sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto do seu trabalho será um relatório e não um paper”.
Espera-se de quem o escreve uma avaliação e/ou interpretação dos fatos ou das informações que foram recolhidas, ou seja, o desenvolvimento sintético de um...
tracking img