Paper microbiologia nadja cruz - uniasselvi 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Microrganismos e Saúde Humana: biotecnologia na utilização de formas vivas para produção de alimentos

Aplicação de conhecimentos químicos, biológicos e novas tecnologias nas áreas de saúde, alimentação, química e ambiental

Acadêmica: Nadja Vânia Silva da Cruz
Professor-Tutor Externo: Celso Menezes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura/Ciências Biológicas (BID/ 0193-3) – Microbiologia
06/07/12

RESUMO


A biotecnologia é a parte da ciência que estuda a utilização de técnicas e métodos que envolvem materiais biológicos para melhorar plantas, animais e a saúde das pessoas, uma mistura de biologia com tecnologia. Desde a antiguidade ela era utilizada de forma mais manual, nos dias de hoje utiliza materiais e técnicas de ultima geração, ela apresentavantagens e desvantagens e várias outras definições. E com os estudos realizados nos campos da microbiologia e biologia molecular ficou mais fácil a produção de medicamentos e produtos industrializados de âmbito alimentar. A biotecnologia de alimentos conhecida nos días atuais utiliza os microrganismos, que entram como parte importante na produção dos alimentos. Eles são importantes na produçãode vários alimentos, como o pães, cerveja, vinho, lacticinios, ainda, nas indústrias farmacêutica e química, e em outros departamentos. Como são formas vivas, os microrganismos fazem seu trabalho durante a fase de produção destes alimentos. E em outros casos, eles já estão no produto, como os fermentados. O objetivo deste artigo é verificar quantitativamente, dentre 25 pessoas entrevistadas,quantas têm conhecimento sobre o assunto supracitado e a importancia no cotidiano de cada um.


Palavras-chave: Biotecnologia alimentar, microrganismos, produção de alimentos, entrevista.


1 INTRODUÇÃO

Os procedimentos industriais se diferenciam dos trabalhos efetuados em laboratórios de pesquisa porque são realizados em grande quantidade, por isso, a manipulação com micróbios torna-semais complexa.

O microbiologista industrial está com o pensamento em torno de grandes quantidades, isto é, para proporções gigantescas. Os microbiologistas destes laboratórios desenvolvem um trabalho ininterrupto com esses microrganismos, seja dia ou noite, eles têm de garantir a produção. Por exemplo, com relação à cerveja, a produção mundial totalizou, em 2004, 154,75 milhões de quilolitros.O Brasil é o quarto maior mercado mundial de cerveja (89 milhões de hl em 2004), após a China, Estados Unidos e Alemanha e está crescendo a uma média de 2,5 % ao ano. O consumo per capita tem se mantido estável na última década e oferece condições de crescimento, podendo atingir o patamar dos outros grandes mercados. A estrutura do mercado teve mudanças radicais nos últimos anos. (MatthiasRembert Reinold)

Então, a intenção deste trabalho, é mostrar que os micróbios podem ser controlados e, sob esta condição, eles produzem substâncias que melhoram os seres humanos e garantem a sustentação econômica das empresas e indústrias. Será realizada uma entrevista com perguntas básicas a respeito dos microrganismos.


2 MICROBIOLOGIA




A ciência da Microbiologia [do grego: mikros(“pequeno”), bios (“vida”) e logos (“ciência”)] é o estudo dos organismos microscópicos e de suas atividades. Preocupa-se com a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação dos seres microscópicos. Inclui o estudo da sua distribuição natural, suas relações recíprocas e com outros seres vivos, seus efeitos benéficos e prejudiciais sobre os homens e as alterações físicase químicas que provocam em seu meio ambiente.

Em sua maior parte, a Microbiologia trata com organismos microscópicos unicelulares. Nas assim chamadas formas superiores de vida, os organismos são compostos de muitas células, que constituem tecidos altamente especializados e órgãos destinados a exercer funções específicas. Nos indivíduos unicelulares, todos os processos vitais são realizados...
tracking img