Paper metodologias avaliativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Metodologias avaliativas nas séries iniciais do ensino fundamental



Viviane Tavares Guterres

Professor-Viviane Roncato
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0255) – Estágio disciplinas pedagógicas




1 RESUMO


Através de leituras e pesquisa, busca-se uma resposta para a questão da avaliação escolar, para quê avaliar? Para quemavaliar? Como avaliar e porque avaliar. Para a pergunta: “avaliar para quê?”, podemos encontrar uma gama enorme de respostas. Desta maneira, as informações colhidas através de entrevistas com professores e leituras, nos reflete uma realidade bastante critica. Estamos avaliando o aluno ou suas dificuldades? através desta avaliação busca-se auxilar o aluno ou estigmatiza-lo através de uma notaatribuída ao seu rendimento escolar? Metodologias diversas são aplicadas no intuito de buscar um significado a estas questões, ressaltando que o fundamental é que a avaliação seja um meio para alcançar fins e não um fim em si mesma.




Palavras-chave: avaliação, metodologia, aluno.



1 INTRODUÇÃO


A avaliação é uma tarefa que deve ser permanente ao trabalho do professor, acompanhandodiariamente o processo de ensino aprendizagem de seu aluno, sendo que, através dela procura-se diagnosticar os resultados obtidos e compara-los aos objetivos propostos, a fim de verificar os progressos, dificuldades e procurar orientar o aluno para correções necessárias, sendo a avaliação uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar do aluno e também do professor.
Buscando definiravaliação, segundo Luckesi “a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”. Deste ponto de vista avaliação é apenas uma ferramenta que “diagnostica” o “erro” atribuindo uma nota ou conceito, sem antes buscar aonde está realmente o foco a ser avaliado.
O melhor entendimento daavaliação consiste em considerar a relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitativos. A escola cumpre uma função determinada e socialmente, a de introduzir as crianças e jovens no mundo da cultura e do trabalho; tal objetivo social não surge espontaneamente na experiências das crianças jovens, mas supõe as expectativas traçadas pela sociedade em um controle por parte do professor. Por outrolado, a relação pedagógica requer a interdependência entre influências externas e condições internas dos alunos; o professor deve organizar o ensino, mas o seu objetivo é o desenvolvimento autônomo e independente dos alunos. Desse modo, a quantificação deve transformar-se em qualificações, isto é, uma apreciação qualitativa dos resultados verificados.

1 CONCEITUANDO AVALIAÇÃO

A avaliação éum processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidade e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento de trabalho do professor e da escola como um todo.
Desta forma destaca-se a avaliação, não como um fim, mas sim como um meio; onde oprofessor busca juntamente com o aluno e a escola mudanças esperadas de comportamento diante de fatores que estão contidas em um objetivo.

Avaliação Tradicional x Avaliação Progressista

Avaliação tradicional defende um ambiente físico sério, sóbrio, para que o aluno não se distraia. Considerando o ato de aprender como uma cerimônia e acha necessário que o professor se mantenha distante dos alunos.Avaliação Progressista da aprendizagem é o termômetro que permite avaliar o estado em que encontra-se os elementos envolvidos no contexto. Ela tem papel altamente significativo na educação, tanto que arrisca-se dizer que a avaliação é a alma do processo educacional. A avaliação é um instrumento que serve para o professor ajustar sua atuação no processo de ensino aprendizagem , reforçando os...
tracking img