Paper marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Marketing SENAI/SC



Andreza dos Santos

Hélio Alves da Cruz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (EMD 0158) – Prática do Módulo II
20/06/12



RESUMO


O presente trabalho baseia-se no estudo de caso realizado através de uma visita técnica ao Departamento Regional do SENAI/SC. Foi elencado na pesquisa, de forma sucinta conceitos de marketing,tipologias definições. Igualmente exposto um breve histórico sobre a empresa estudada.
A importância da utilização das ferramentas de marketing para uma organização prospectar clientes e diante do mercado atual buscar um relacionamento com esse cliente conquistado.


Palavras-chave: Marketing. Plano.SENAI. Organização.



1 INTRODUÇÃO


Diante do contexto atual, em face das mudançasglobais, as organizações têm buscado aprimorar seus departamentos de Marketing. Visto a grande importância em criar estratégias para o mercado competitivo o qual se vivência.
A criação de um plano de marketing é de grande relevância para se atingir as estratégias de mercado. Ao visitar a empresa SENAI/SC, verificou-se a importância de criar processos para gerenciar as ações dentro daorganização. O planejamento estratégico torna-se um norte para empresa, pesquisas de mercado, ações de inteligência, um plano marketing bem estruturado são passos para busca da excelência.
Diante da globalização as empresas buscam cada vez mais aprimorar-se em estarem presentes nos diversos tipos de mídia. Quanto maior for o diagnóstico do mercado, maior a probabilidade de atingir o públicodesejado.
Através do levantamento bibliográfico e pesquisa real realizada no SENAI/SC e noções básicas de marketing é que fundamenta o presente trabalho. Inicialmente trataremos sobre termos relacionado ao conceito de marketing. De forma sucinta será abordado a apresentação SENAI/SC, e por fim seu pontos importantes do seu plano de marketing.







2 DEFINIÇÕES DE MARKETINGInicialmente trataremos sobre o conceito de marketing, KOTLER(2006, p. 4) acrescenta o seguinte conceito:


“Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneia bem simples, podemos dizer que ele supre necessidades lucrativamente...Podemos definir diferentes definições de marketing sob as perspectivassocial e gerencial. Uma definição social mostra o papel do marketing na sociedade... É um processo social pelo qual o indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produto e serviços de valor com outros. Como definição gerencial, o marketing muitas vezes é descrito como a arte de vender produtos)”

Visando dessa forma à satisfaçãodas necessidades e desejos dos indivíduos ou da coletividade, que entendemos como de clientes também. KLOTER(1998, p.27) inclui ainda: “Marketing é um processo social gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor e outros”. São as necessidades, desejos e demandas, produtos, serviços, valor, custo, troca, transaçõesque determinam esse conceito geral de marketing.



2.1 TIPOS DE MARKETING



De forma sucinta será apresentado o marketing de relacionamento, direto e o marketing global.
Sobre marketing de relacionamento, KARKOTLI, (2008, p. 65):
“...O marketing de relacionamento assume grande importância, fazendo-se essencial na retenção e fidelidade dosclientes, atendendo a suas necessidades e desejos e ainda individualizando e personalizando seus serviços. O marketing de relacionamento é baseado na premissa de que os clientes devem merecer atenção contínua”

Manter-se próximo ao cliente, ter um banco de dados com as informações específicas a fim de conhecer individualmente o cliente, são estratégicas do marketing de relacionamento. A...
tracking img