paper métodos do trabalho acadêmico

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

Andrieli vaz da silva campos
E.A.D
Instituto Teológico Quadrangular de Campo Comprido – ITQ
Curso livre de Teologia: Metodologia do Trabalho Acadêmico
22/04/2012

RESUMO
A metodologia do trabalho acadêmico resume-se em métodos e formas de fazer um trabalho seguindo normas, todos os tipos de trabalhos acadêmicos foram apresentadosdesde uma simples citação até um trabalho de conclusão de curso, mais o tema mais abrangente foram pesquisas, afinal é a base de um trabalho, e qual a importância da pesquisa para o conhecimento em geral.

Palavras- chave: conhecimento; acadêmico; pesquisa.

1) INTRODUÇÃO

Uma pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novosconhecimentos, e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campoacadêmico), dá-se o nome de pesquisador.

2) A PESQUISA
Pesquisa constitui-se em um conjunto de procedimentos que visam produzir um novo conhecimento e não reproduzir, simplesmente, o que já se sabe sobre um dado objeto em um determina do campo científico. Sob este enfoque, podemos trazer aqui a definição de Pedro Demo, para quem "pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade"(DEMO, 1987, p. 23). Deve-se observar que a realidade a que se refere Demo é a realidade social, alvo de investigação das ciências humanas e sociais, entre as quais as ciências sociais aplicadas, na qual se situam a Administração e as Ciências Contábeis. Quanto às operações intelectuais envolvidas no processo de investigação, evocamos a definição de Delcio Salomon, que traduz muito bem o que é umapesquisa e o que nela está envolvido: "Trabalho empreendido metodologicamente, quando surge um problema, para o qual se procura a solução adequada de natureza científica" (SALOMON, 2001, p. 152). Pesquisa é, portanto, a investigação de um problema (teórico ou empírico) realizada a partir de uma metodologia (que envolve tanto formas de abordagem do problema quanto os procedimentos de coleta de dados),cujos resultados devem ser válidos, embora a provisoriedade seja uma característica do conhecimento científico. Uma vez definida a pesquisa, precisamos indagar sobre quais as razões de sua realização. Seguindo Richardson, os cientistas sociais pesquisam para: a)resolver problemas sociais; b)formular novas teorias e criar novos conhecimentos; c) testar teorias existentes em um campo científico(RICHARDSON, 1989, p. 16-17).
As razões apontadas valem para quase todas as ciências humanas e sociais, mas ainda devemos elencar quais seriam as exigências de se pesquisar em Administração e Contabilidade. Como bem formula Matias-Pereira, pesquisa-se nestas áreas, entre outros motivos, para "gerar conhecimento sobre o processo de planejamento, organização, acompanhamento e controle que ocorrem emorganizações", bem como para "aumentar a eficiência e eficácia" nestas instituições (MATIAS-PEREIRA, 2007, p.29). O pesquisador das duas áreas não pode perder o foco, ainda, naquilo que deve motivar toda pesquisa: a melhoria das condições de vida do homem ou, como escreve Matias-Pereira, o "desenvolvimento social".
3) PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise einterpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou fotocopiados, mapas, imagens, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo....
tracking img