Paper herder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um olhar mais aprofundado em Johann Gottfried von Herder

Este paper objetiva apresentar à matéria “Nascimento da antropologia cultural: teorias precursoras do pensamento boasiano”, lecionada pela Profª. Drª. Margarida Maria Moura ao programa de mestrado em antropologia cultural da Universidade de São Paulo; um olhar mais aprofundado em Johan Gotfried Von Herder (1744-1803). O olhar maisaprofundado ao qual este trabalho se propõe conterá a biografia pessoal e a essência das mais significativas obras desse autor: o Populismo, o Expressionismo e o Pluralismo, três ideias nominadas por Isaiah Berlin em sua tentativa de organização do rico e tumultuado pensamento de Herder. Para Isaiah Berlin, Herder obteve dívidas com alguns pensadores, ao lançar teses que já haviam pioneiramente sidolançadas, sendo assim o Populismo, o Expressionismo e o Pluralismo é para ele, parte integrante do que existe de mais original no pensamento do autor, limitando-se este trabalho a esses aspectos. Herder foi um dos maiores pensadores alemães, é considerado o pai das noções relacionadas ao nacionalismo historicismo e volkgeist, assim como líder da revolta romântica contra o classicismo, racionalismo efé na onipotência do método científico (BERLIN, 1982). O mesmo fomentou grande oposição aos philosophes franceses e seus seguidores alemães, que acreditavam que a realidade era ordenada por leis objetivas e inalteráveis, que podiam ser descobertas a partir de pesquisa racional e poderiam ser aplicadas a tudo quanto se existe no universo. De acordo com Herder, este pensamento tendia a eliminardiferenças cruciais, ao passo que buscavam homogeneizar características humanas diversas em meros segmentos de combinações uniformes (Ibidem). A partir daí pode-se começar a traçar os traços mais marcantes do pensamento de Herder, como sua paixão pelo diverso, pelo diferente e pelo desejo de se manter as diferenças que para o pensador era a essência do objeto estudado. Herder herda de Vico a preocupaçãocom o histórico e o cultural que nessa época não adquiria o status de cienticidade, que só se devia as ciências exatas.

2

O crescimento do particularismo, do populismo e do irracionalismo literário, religioso e político foram influenciados por Herder, o que se manifestou fortemente nos pensamentos e ações dos homens da geração subsequente. Defensor da fé contra a razão, da imaginaçãopoética e histórica contra a mecanicista aplicação de regras e da observação criteriosa à lógica e seus aspectos, é como foi visto por muitos, enquanto que outros o classificam como um irracionalista confuso e retrógrado, que não soube interpretar a essência do iluminismo (BERLIN, 1982). Herder assim como seu contemporâneo Goethe, se sentia fascinado e era influenciado pelas descobertas científicas, noentanto ambos acreditavam que delas eram deduzidas falsas conclusões. Apesar de combater os enciclopedistas, sempre aceitou e aprovou as teorias científicas com base nas quais formulavam suas doutrinas éticas e sociais (Ibidem).

Herder e seu contexto histórico

O século XVIII, conhecido como século das luzes, época do Esclarecimento ou Iluminismo, foi marcado pelo afastamento das ciênciasnaturais dos estudos da metafísica e teologia. O Iluminismo valorizava a razão e a maioria de seus seguidores, se distanciavam o quanto podiam de tudo o que pudesse ter tom mítico ou o que não pudesse ser logicamente explicado. É neste contexto que nasceu Johan Gotfriedd Von Herder, em 25 de agosto de 1744 na pequena Mohrungen, na Prússia Oriental. Seu pai lecionava numa escola para moças; a famíliade três filhos tinha uma vida bastante modesta e regrada pela religião a qual se dedicavam com fervor (CLARK, 1969). Aos dezoito anos Herder iniciou seus estudos em teologia, filosofia e literatura em Königsberg, onde manteve contato com Immanuel Kant (1724 – 1804) fundador da filosofia crítica, e Johann George Hamann (1730 – 1788) proeminente crítico do Iluminismo (Ibidem). Após a formatura...
tracking img