PAPER GEST O DA QUALIDAE

1473 palavras 6 páginas
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

Norma ISO 9001

Caren Muller Oliveira
Professor - Andréia Teixeira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0201) – Administração da Produção
17/06/2013

RESUMO

O presente estudo tem como objeto disseminar o entendimento da GQT – Gestão de Qualidade Total nas organizações baseado na norma ISO 9001, seus elementos e métodos. A análise da estrutura de implantação e funcionamento amplia a compreensão da busca constante das empresas pela certificação de qualidade e sua manutenção através de freqüentes auditorias internas que visam planejar, preparar e executar ações que acompanhem a excelência ou corrijam possíveis falhas no processo de normatização dos bens e serviços por elas desenvolvidos.

Palavras-chave: Conceito de GQT. Técnicas de auditoria interna. NBR ISO9001.

1 INTRODUÇÃO

A utilização das normas que garantem a certificação de qualidade ISO9001 são idéias relativamente recentes, elaboradas inicialmente com o foco em indústrias (considerando que o histórico de sistema de qualidade provém das indústrias) e depois, houve a ampliação na certificação para as empresas da aérea de serviços para atender um mercado globalizado formado por clientes e consumidores finais mais exigentes.
Para a implantação efetiva da GQT, porém, é imprescindível um controle sistemático e contínuo da observação das normas que a garantem. Este controle é obtido através da auditoria interna que, ao acompanhar todos os processos e ações desenvolvidos pelas empresas, garante o desenvolvimento contínuo da excelência na qualidade, o que tem auxiliado as organizações na busca incessante pela melhoria dos seus produtos e serviços.
Assim, a certificação de qualidade e a auditoria interna são poderosas ferramentas na melhoria contínua da competitividade e confiabilidade, fatores fundamentais para que as empresas se mantenham atuantes no exigente mercado globalizado.

2 CONCEITO DE GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL

A Gestão de

Relacionados