PAPER GERENCIA DE PRODUTOS E DISTRIBUI hellip

2964 palavras 12 páginas
REIVENTANDO MARCAS: O PODER DA INOVAÇÃO¹

Rennan Vieira de Sousa Sá²
Helio Matos³

RESUMO

Inovação tem como significado novidade ou renovação. Inovação também pode ser definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A Gestão de Marcas ou Branding são ações ligadas à administração da marca, ou seja, é um conjunto de ferramentas voltadas para o gerenciamento da marca. A construção de uma marca forte para um produto, uma linha de produtos ou serviços é conseqüência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. O diferencial da Apple é encontrado na visão fora do comum que se encontra dentro do universo tecnológico. A ideologia da Sony era sentir a alegria do progresso, aplicação e inovação tecnológica que beneficia o público. A Kodak com a inovação de uma câmera que podia ser transportada para qualquer lugar com facilidade. Era pré-carregada com filmes suficiente para cem poses.

Palavras-chave: Gestão de Marcas, Inovação, Empresas Visionárias.

1 INTRODUÇÃO
A inovação é fundamental para negócios competitivos e tem sido argumentos comuns para a justificativa de investimentos em desenvolvimento e otimização na alocação de recursos. As tecnologias servem a processos ou à geração de produtos por períodos cada vez menores e são substituídas por outras mais eficientes. Os produtos, da mesma forma, mantêm sua demanda pelo mercado dentro de limites aceitáveis por períodos também cada vez menores. De acordo com o ciclo de vida de cada produto os mesmo perdem força de vendas e acabam que sendo redesenhados, remodelados ou simplesmente substituídos por outros que cobrem novas aplicações.
O Ciclo de Vida do produto determina períodos cada vez menores e as empresas precisam buscar segmentos alternativos para seus produtos e serviços. O encurtamento dos ciclos, além de provocarem um encurtamento da

Relacionados