paper fanno 2108

4685 palavras 19 páginas
Administração de Operações – Capítulo 9

A administração de operações pode ser definida como o campo da administração responsável pelo planejamento, operação e controle do processo de transformação de uma organização. O processo de transformação é o núcleo central de qualquer organização e envolve todas as atividades que contribuem para transformar os insumos em produtos e serviços. A administração de operações é desempenhada pelo gerente de operações.
Todas as organizações produzem algo, logo é necessário gerenciar as atividades do seu processo de transformação. A administração de operações é importante porque assume um papel central no desenvolvimento de todas as atividades organizacionais. Tem um papel estratégico no desempenho competitivo da organização. Influencia positivamente não apenas a organização, mas também a competitividade de um dado país.
A organização manufaturada é responsável por produzir bens físicos como fabricantes de automóveis, de computadores ou têxteis. Já a organização de serviços é responsável por produzir bens não tangíveis, denominados serviços como empresas de advocacia, escolas ou hotéis.
O sistema de operações de uma organização inclui três componentes, os insumos, os processo de transformações e as saídas.
Os recursos transformados são compostos de materiais, informações e consumidores, que são transformados ou convertidos de alguma forma. Os recursos de transformação são recursos que agem sobre os recursos transformados, tais como os trabalhadores envolvidos no processo de transformação, as instalações, os equipamentos e a tecnologia usados no processo de transformação.
As saídas do processo de transformação são os bens ou serviços que organização produz, estes serão consumidos ou entrarão em novos processos de transformação.
Prioridades competitivas da administração de operações
A administração de operações deve estar alinhada com a missão e os objetivos estratégicos da organização, traduzindo as estratégias em prioridades

Relacionados

  • História social da mídia
    155583 palavras | 623 páginas