paper estagio impressai 02

1326 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Leide Márcia da Silva Maria
Prof. Orientadora: Edinara Bonifacio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso: Pedagogia – Estágio
12/12/2014

RESUMO

O A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade, Brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, assim como da capacidade e habilidade em perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança, Esse processo tem início desde o nascimento.

Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo visa falar sobre a importância do "Lúdico na Educação Infantil", este artigo falará sobre diferentes abordagens acerca do tema, os métodos de ensino procuram traçar diferentes caminhos didáticos para os professores, e esses profissionais devem repassar aos alunos os conhecimentos adquiridos. A educação é resultado de muitas interações, e algumas são armazenadas para sempre na memória das crianças, o mesmo acontece com o brincar, nessa visão faz-se necessário estabelecer os conhecimentos de maneira que a metodologia utilizadas satisfaçam as expectativas do aprendizado.

A metodologia deste trabalho baseou-se no instrumental análise de conteúdo, uma vez que foram lidos livros, artigos de revistas e sites da internet referentes ao tema trabalhado. Além disso, foram realizadas observações e intervenções em um Centro de Educação Infantil, CMEI Luciano de Souza Rangel, situado na Rua Guilherme de Almeida, S/N . Parque Residencial Laranjeiras, Serra- ES.

Na primeira parte deste trabalho procuro definir a importância do lúdico na Educação Infantil. Após relata-se como a educação lúdica vem se desenvolvendo desde os tempos mais remotos, em seguida como utilizar as ferramentas lúdicas na Educação Infantil, o que

Relacionados