paper educaçao inclussiva

1659 palavras 7 páginas
A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO

Tatiane da Silva Rainardt
Prof. Anderson Kock
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI- FAMESUL
Matemática (Mad - 0208) – Educação Inclusiva.
13/11/2013.

RESUMO

Este projeto busca multiplicar conhecimentos que envolvem a Alfabetização e o Letramento de alunos com necessidades auditivas acerca dos principais obstáculos à sua inclusão e metodologias empregadas no processo de desenvolvimento sócio -cognitivo de alunos surdos junto à Escolas Regulares. A Inclusão da criança com necessidades especiais tem sido discutida em uma diversidade de contextos e a escola é o melhor local para promover a inclusão social e educacional dessas crianças, onde a relação professor-aluno é muito importante. A discussão sobre a formação de professores nos leva a refletir uma educação acessível a todos e que respeite as peculiaridades humanas. Na realização de uma prática escolar inclusiva deve-se considerar os sujeitos historicamente constituídos como seres capazes da transformação e com direito a participar do processo de construção do mundo.

Palavras-chave: Necessidade; Inclusão; Professor.

1 INTRODUÇÃO

A inclusão de crianças com necessidade auditiva sempre foi polêmica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país. De acordo com a política do governo federal, elas não devem mais ficar segregadas nas escolas especiais e precisam estudar desde cedo em unidades comuns, com um intérprete que traduza todas as aulas para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com metodologia adaptada e atividades específicas para surdos.
Em decorrência da carência de recursos disponíveis e professores ainda despreparados para ministrar a inclusão, algumas entidades do setor ainda defendem as escolas especiais até o fim do Ensino Fundamental, pois segundo integrantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), alunos surdos ainda estudam sem intérpretes, o que faz com que muitos sintam-se frustrados por não

Relacionados