Paper direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema financeiro nacional
Giulia Antoniella Pegoretti
Jeovana Patel Miranda Largura
Prof Paulo Renato Oliveira Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração - Finanças (fin 11) – Fundamentos as Finanças
13/06/2001

Resumo
O mundo das organizações empresariais modifica-se num ambiente competitivo. Inúmeros fatores influenciam no desempenho de empresas,mercado financeiro. Manter-se informado, compreender a importância do mercado monetário, de capitais, fiscal, de crédito cambial, definições referentes à estrutura do Sistema Financeiro Nacional e as principais características das instituições financeiras que o compõem. Ajudam do desenvolvimento pessoal, empresarial. Essas instituições devem permitir, dentro das melhores condições possíveis, arealização dos fluxos de fundos entre tomadores e poupadores de recursos na economia.
Palavras-chave: Finanças; Política; Administração.

1 introdução
Vamos compreender e entender o sentido de finanças que, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro.
Sendo que há necessidades de seanalisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação a seus bens e direitos garantidos.
As finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja na produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico,gerencial e operacional em que se tomam dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.
2. Formas alternativas de organizações de negócios
Principais formas de organizações de negócios:


2.1 Empresas individuais
Normalmente os pequenos estabelecimentos são registrados como micro empresas de simples constituição. São tipicamente pequenos negócios como:lanchonetes, mercearias, sapatarias, oficinas mecânica, estes pertence a uma pessoa, ou seja, o empresário individual responde pelo patrimônio da firma. É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis, sendo que a inscrição é feita mediante requerimento na Junta Comercial do Estado.

O ativo e o passivo (máquinas, estoques, contas a pagar etc.) podem ser transferidos paraoutra Pessoa Jurídica, porém a empresa, em si, é intransferível. Portanto, não pode ser vendida, nem admite sócios. Este tipo de empresa se extingue com o falecimento do proprietário.


2.2 Sociedades Anônimas


Geralmente são empresas com capital diluído entre muitos acionistas. As S/A podem ser de capital fechado ou aberto.

Capital Aberto são as empresas que emitem títulos, ações aserem negociados em Bolsa de Valores ou em Mercado de Balcão (corretoras, instituições financeiras), e que possuem registro na comissão de valores de mercados (CVM) e fechado são as empresas menores, com patrimônio inferior ao exigido pela CVM, e que por isso não emitem ações a serem negociadas.



2.3 Sociedades Simples


São constituídas por duas ou mais profissionais liberais, que tenhamobjetivos comuns, que se dedicam as atividades intelectuais, de natureza cientifica, literária ou artística, que pretendem explorar uma atividade econômica conjunta. Deve se limitar à atividade específica para a qual foi criada, ou seja, a prestação de serviços vinculados à habilidade técnica e intelectual dos sócios, não devendo desenvolver outros serviços. Não pode explorar suas atividadesempresarialmente, a responsabilidade dos sócios é ilimitada.

segundo os autores (Eugene F. Brigham e Joel F. Houston). No que dizem respeito à responsabilidade, os sócios podem perder todos os seus ativos pessoais, mesmo aqueles não investidos no negocio, porque, de acordo com as leis das sociedades de pessoas, cada sócio é responsável por todas as dívidas do negócio. Portanto, se algum dos...
tracking img