Paper Deficiencia Audiva 2012/2

1425 palavras 6 páginas
DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Aluna
Profª
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0688) – Prática do Módulo I
05/11/12

RESUMO

O conteúdo é referente a vida do deficiente auditivo: na comunicação, aprendizagem, escola, profissão e até mesmo relacionamento. E que o deficiente auditivo realmente pode fazer o que uma pessoa normal faz, sem ter preconceitos, mostra também que o deficiente está cada vez mais ativo na sociedade. A entrevista serviu para verificar como é a vida, os momentos de um deficiente e demonstra que em partes é parecida com a vida de uma pessoa normal, basta não existir preconceitos .

Palavras-chave: Deficiência Auditiva. Libras. Escola. Profissão. Relacionamento.

1 INTRODUÇÃO

A importância de estudar deficiência auditiva na área da educação é pelo fato de saber lidar com uma pessoa desse tipo, ajudá-la e não existir discriminações. A deficiência é causada por doença ou nascença.
O paper trata de assuntos relacionados a pessoa deficiente, tais como: na escola, sociedade, família entre outros. Fala também sobre profissionais especializados em libras e que os deficientes auditivos nos tempos de hoje estão muito mais eficientes.
As idéias surgiram a partir de uma entrevista com uma mulher com a deficiência, sendo que sua irmã traduzia o que ela falava, na cidade de Itapema. A entrevista durou em torno de 1 hora e foi utilizado um gravador de celular.
O objetivo é verificar a realidade das fases da vida do deficiente auditivo e entender como tratá-los.

2 A VIDA DO DEFICIENTE AUDITVO

A deficiência auditiva é a perda total ou parcial da audição, sendo causada por doenças ou de nascença. A irmã da entrevistada diz que: “desde que ela nasceu, foi uma doença, rubéola que deu”. Segundo Redondo e Carvalho (2000, p. 8):

Em muitos casos o médico consegue identificar a causa mais provável da perda auditiva [...]. Quando se consegue descobrir a causa, o mais freqüente é

Relacionados