Paper de reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Reciclagem, um desafio na sociedade contemporânea.



Ednésio Gonçalves da Rosa

Prof.ª Deliane de Souza Pereira Vieira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Biológicas (Bio 0192) – Estágio I
12/10/2012



RESUMO


Com o inicio da grave situação que se encontra o nosso planeta, muita coisa tem sido feita em favor da preservação dosrecursos naturais, tendo como base a reciclagem de resíduos. Nessa luta todos devemos contribuir e ter consciência de que forma isso deve ocorrer, separando todos os objetos em seus devidos lugares, pois existem vários tipos de lixo que podem ser reciclados, alem do tempo que leva a decompor na natureza sendo muitos deles poluindo nosso meio ambiente. A organização das nações unidas (ONU), aindadestaca que um dos grandes problemas no futuro serão o consumismo e o lixo eletrônico devido a evolução tecnológica, mas devemos começar a mudar nossa cultura e ter consciência que material reciclado vira matéria prima para novos produtos e que ao adquirir um produto produzido de objetos reciclados vamos contribuir para a preservação do nosso planeta.


Palavras-chave: Reciclagem. Consumismo.Preservação.



1 INTRODUÇÂO


No período entre os anos 70 e 80 teve o início de algumas lutas sociais organizadas em nível mundial, entre elas o movimento Hippie, a luta dos negros americanos pela cidadania, as lutas de direito a igualdade das mulheres com os homens, entre outras. Junto com esses movimentos, tiveram início os movimentos de defesa da ecologia e do meio ambiente,cujo marco foi a publicação do livro “Primavera Silenciosa” (1962), da americana Raquel Carson.

     A partir dessa publicação, que repercutiu no mundo inteiro, os militantes dos movimentos ambientalistas e a Organização das Nações Unidas (ONU) realizaram vários eventos internacionais que abordaram a questão da preservação e da educação ambiental.


A educação ambiental e umprocesso de aprendizagem e de ação educativa permanente, através das quais os indivíduos e as comunidades adquirem a consciência de que são partes integrantes do meio ambiente, alem de conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais, presentes e futuro (UNESCO 1987).A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

Esse trabalho tem porobjetivos conscientizar a sociedade de modo geral a voltarem suas atenções ao desrespeito causado em nosso planeta referente ao destino do lixo produzido e incentivar a diminuição do consumismo, adotando padrões de produção e de consumo sustentável para o nosso planeta, que se encontra atualmente em uma situação-limite no que se refere à exploração dos recursos naturais.




2 RECICLAGEM UMDESAFIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


A arte de reciclar esta ligada principalmente a preservação dos recursos naturais, de economizar energia e de trazer de volta ao ciclo de produção àquilo que é jogado fora. O processo de reciclagem esta voltado a uma serie de atividades onde os materiais que são descartados, que se tornam lixo, são desviados, coletados, separados e processados paravoltarem a serem utilizados como matéria prima para novos produtos.


Quais são os benefícios que a reciclagem pode geral para o nosso planeta: Entre eles esta a diminuição da exploração de recursos naturais; minimização da contaminação do solo, da água e do ar; diminuição da contaminação de alimentos e da proliferação das doenças; estimulo a concorrência, pois os produtos gerados...
tracking img