Paper biocombustivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULO
Subtitulo

Alexandre, Rafael e Ismael
Prof. Antônio Cezar da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Engenharia/Mecânica (EME11) - Metodologia do Trabalho Acadêmico
21/10/11

RESUMO
resdslfjslf

Palavras-chaves: Biocombustivel . Alcool combustivel . Motor a alcool.

1 INTRODUÇÃO
O atual crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por umlado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Biocombustivel, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, que reduziria a dependência energética em relação aos combustíveis tradicionais, que são bastante vulneráveis às instabilidadesda política internacional.

Desenvolver em harmonia com as limitações ecológicas do planeta, ou seja, sem destruir o ambiente, é o grande desafio da atualidade. Com base nisso, neste trabalho será apresentado reflexões sobre biocombustivel, dando ênfase para o desenvolvimento do álcool combustível e o motor a alcool.
2 BIOCOMBUSTIVEL

Biocombustivel é omovimento que tem como objetivo atender as necessidades atuais, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, isso quer dizer, usar os recursos naturais sem prejudicar ao próximo e ao meio ambiente. É o desenvolvimento econômico, social, cientifico e cultural que deve ser feito pela sociedade para garantir mais saúde, conforto e conhecimento sem acabar com os recursosnaturais do planeta.

Os problemas causados pelo o uso de combustíveis fósseis de uma forma não controlada e sem consciência, tem provocado um exagero de problemas para o planeta Terra atualmente. Dentre os quais, o mais repercutido pela imprensa e em debate que aconteçe no mundo inteiro, é o caso do aquecimento global. Este vem sendo questionado pelos ambientalistas do mundointeiro para/sobre que alternativas tomá-las para tentar minimizar os problemas agravados por esta polêmica.

Os biocombustíveis vem sendo adotados como uma forma mais adequada para conter dois problemas bastantes discutidos: o aquecimento global e a extinção de combustíveis fósseis. No Brasil, esse método vem sendo usado na produção do etanol e do biodíesel, no entanto, existe críticas, não sóaqui no nosso país como no mundo inteiro. A principal consequência levantado pelos especialistas é que a larga produção de biocombustível pode afetar o fornecimento de alimentos e agravar cada vez mais a fome no mundo.

Biocombustível é o combustível[->0] de origem biológica não fóssil[->1]. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas[->2]. Todo material orgânico gera energia, maso biocombustível é fabricado a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar[->3], mamona[->4], soja[->5], canola[->6], babaçu[->7], mandioca[->8], milho[->9] e beterraba.
O biocombustível sugere qualidade ao invés de quantidade, com a redução de matérias primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. Para ser alcançado, o desenvolvimento depende de planejamento e doreconhecimento de que os recursos naturais são finitos, e se não forem bem utilizados podem chegar ao esgotamento.

Principalmente, para que isso realmente aconteça, é necessária a conscientização e colaboração de todos, através de uma mudança de atitudes no sentido de respeitar e proteger o meio em que vivemos.

2.1 ALCOOL COMBUSTÍVEL

O etanol (álcool etílico) é utilizado comocombustível [->10]na indústria automotiva, na tentativa de adaptar os motores [->11]inventados para a sua utilização. Desde então, o uso do alcool em veículos automotores tem sido um considerável avanço. O álcool é menos inflamável e menos tóxico que a gasolina e o diesel. Ele pode ser produzido a partir de biomassa (resíduos agrícolas e florestais). No Brasil, ele é gerado principalmente da...
tracking img