Paper alfabetização e letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2578 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

RESUMO

Este trabalho contribui para a discussão e compreensão sobre a relação alfabetização e letramento, questões que vem sendo bastante discutidas pelos que se preocupam com a educação. A alfabetização e letramento são processos distintos, mas interligados entre si, onde através de alguns autores vamos entender e ligar a teoria com a prática, construiralternativas pedagógicas onde atendam os desafios vividos por quem atua em sala de aula e criar possibilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita para todos os alunos. Verificando que alfabetização e letramento são algo indispensável em uma sala de aula e que devem estar interligadas para que a criança consiga aprender a ler, escrever, desenvolva essa habilidade e saiba usar essa escrita e leiturana sua vida social.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Ler. Escrever.

1 INTRODUÇÃO

Quando ensinamos uma criança, um adulto ou um jovem a ler e a escrever, esse aprendiz está conhecendo as práticas de letramento de uma sociedade, podemos dizer que ele está em processo de letramento. O conceito letramento foi criado para se referir aos usos da língua escrita não só na escola,mas em todo lugar. Porque a escrita faz parte do cotidiano de cada um, em todo lugar que vamos a escrita está presente, é no ponto de ônibus, no comércio, no serviço público e em vários outros lugares.

A sociedade moderna é complexa e exige conceitos também complexos para descrever e entender seus aspectos relevantes. Por isso surge o conceito de letramento como uma forma de explicar oimpacto da escrita em todas as esferas de atividades e não somente em atividades escolares.

A alfabetização vem sendo bastante discutida, pois há décadas se observa as mesmas dificuldades de aprendizagem. Alfabetização é a aprendizagem da escrita e da leitura, onde ler e escrever são atos lingüísticos. A compreensão da natureza da escrita, de suas funções e usos é indispensável ao processode alfabetização, mas o que se vê nas salas de aula e nos livros didáticos é o desconhecimento do assunto.

Se não tratar adequadamente a escrita e a fala na alfabetização a escola encontrará dificuldades sérias para lidar com a leitura, que é a realização do objetivo de quem escreve. Inclui muitos fatores no processo de alfabetização, e quanto mais cientes estiver o professor de como oprocesso de aquisição do conhecimento se dá, de como a criança se situa em termos de desenvolvimento emocional, como vem evoluindo o processo de interação social, mais condições o professor terá para encaminhar de forma agradável e produtiva o processo de aprendizagem.

“Alfabetizar e letrar são processos distintos, porém interligados,” de acordo com Marlene Carvalho (2007). Vamos falar dealfabetização e letramento como cada qual é um processo, mas que devem ser interligados, “é possível alfabetizar letrando, isto é, podemos ensinar crianças e adultos a ler, a conhecer os sons que as letras representam e, ao mesmo tempo, com a mesma ênfase, convidá-las a se tornarem leitores, a participarem da aventura do conhecimento implícito no ato de ler” (SOARES, 2003, p.9 apud CARVALHO, 2007,p. 9).

Aprenderemos o conceito de alfabetização e letramento junto com os desafios da articulação entre a teoria e a prática, onde coloca as relações entre o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Também sobre a alfabetização e seus usos sociais, e o letramento em relação à sala de aula. Para entendermos sobre alfabetização e letramento e como esse processo acontece,foi feito uma pesquisa bibliográfica de alguns autores para nos orientar e dar subsídios sobre o tema.

2 ALFABETIZAR OU LETRAR?

Analisar sobre a alfabetização refletindo sobre ela na perspectiva do letramento em nosso país é recente, onde já foi utilizado o termo alfabetização com um sentido próximo ao que hoje tem o termo letramento, para indicar uma prática social e cultural de uso...
tracking img