Papel dos receptores beta-3 adrenérgicos no comportamento alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS
NEUROPSICOBIOLOGIA
MESTRADO

Sandro Aparecido Kanzler

Participação de receptores β3-adrenérgicos no controle da ingestão de alimento em ratos

Dissertação de mestrado submetida ao
Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Centro de Ciências Biológicas da UniversidadeFederal
de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Neurociências, sob a orientação da
Professora Dra. Marta Aparecida Paschoalini

Florianópolis - SC
2011

TÍTULO: Participação de receptores receptores β3-adrenérgicos no controle da ingestão de alimento em ratos

Esta Dissertação foi julgada adequada para obtenção do Título de “Mestre em Neurociências”, eaprovada em sua forma final pelo Programa Neurociências.
Florianópolis (SC), 28 de fevereiro de 2011.

________________________
Profa Dra.Carla Tasca
Coordenadora do Curso de Neurociências

Banca Examinadora:

____________________________________
Prof.ª Dr.ª Marta Aparecida Paschoalini ,
Orientadora -UFSC

________________________
Prof.ª Dr. Sérgio Steffens
Membro Titular - UFSC________________________
Prof., Dra. Mariana Terenzi
Membro Titular - UFSC

“Dedico este trabalho e este título à toda minha família, meus pais Heinz e Rosalina, minha esposa Evelyn e meu filho Zaion, meus irmãos Sérgio, Célio, Sueli, Cleide e Nice, meus amigos e a todos aqueles seres físicos e espirituais que de alguma forma acreditam num mundo melhor e me ajudaram a construir esta obra.”AGRADECIMENTOS

A toda a equipe do laboratório de neuropsicobiologia, a Profa. Dra Marta, em especial, a Ana Januário pela sua dedicação e prontidão, A Ana Paula por estar sempre disponível, ao nosso Carlinhos com suas chaves salvadoras e o Anderson com sua microseringa Hamilton socializada!
A todos os cientistas do passado que dentro de sua obstinação e seu legado nos permitiram saciar nossasede de respostas e aperfeiçoamento no caminho da ciência acadêmica.

Sandro Kanzler - 2011

RESUMO

Kanzler SA. Participação de receptores β3-adrenérgicos no controle da ingestão de alimento em ratos (dissertação). Florianópolis; Pós-graduação em Neurociências, Universidade Federal de Santa Catarina; 2011.
Neste estudo investigamos os efeitos da injeção intracerebroventricular (ICV) deBRL37344 (agonista seletivo de receptores β3-adrenérgicos, nas doses de 2 e 20 nmol), e SR59230 A (antagonista seletivo de receptores β3-adrenérgicos, nas doses de 10 e 50 nmol) sobre a ingestão de alimento em ratos submetidos ao jejum de 24 horas. Os animais também foram previamente tratados por via ICV com o veículo ou o antagonista do receptor β3-adrenérgicos (SR59230A na dose de 50 nmol),administrados 10 min antes da injeção ICV do agonista β3-adrenérgicos (BRL37344 na dose de 20 nmol) ou veículo, com o objetivo de determinar a seletividade dos efeitos provocados pelo BRL37344 e SR59230A sobre ingestão de alimentos e avaliação de risco. Após as injeções, cada animal foi colocado na caixa de registro para avaliar os comportamentos ingestivos e não-ingestivos, como a avaliação de risco.Os resultados mostraram que a injeção ICV de BRL37344 na dose de 20 nmol provoca redução no consumo de alimento 1h após o tratamento. O tratamento ICV com ambas as doses de SR59230A diminuiu a freqüência de avaliação de risco. A injeção prévia via ICV de SR59230A aboliu a resposta hipofágica induzida pelo BRL37344. A presença do agonista do receptor β3-adrenérgico suprimiu a redução nafrequência de avaliação de risco, um comportamento relacionado à ansiedade, que neste estudo foi provocada pelo antagonista SR59230A de receptores β3-adrenérgicos . A duração, a freqüência e latência para iniciar a alimentação, bem como a duracão e a frequência dos outros comportamentos não ingestivos não foram afetados pelos diferentes tratamentos. Esses resultados mostram que a resposta hipofágica...
tracking img