Papel do psicologo laboral no rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índece
1- INTRODUÇÃO 2
2. Objectivos 2
2.1 Objectivo Geral 2
2.2 Objectivos específicos 2
3-Justificativa 2
3-MOTIVAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO 3
3.1Motivação, conceitos 3
3.2 MOTIVAÇÃO NO TRABALHO 4
3.2.1 Abordagem clássica ao estudo da motivação. 4
3.2.2 Abordagens comteporâneas ao astudo da motivação. 6
Teoria da definição dos objectives. 6
4-Descrição das actividades6
Conclusão 12

1- INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se as actividades desenvolvidas durante o estágio curricular supervisionado do curso de psicologia laboral e das organizações da universidade pedagógoca.
O estágio decorreu no Instuto Nacionial do Emprego e Formação Profissional-INEFP, de 29 Agosto de 2012 á 03 de Dezembro de 2012 sob supervisão da Maria Chefe de RecursosHumanos da insttuição a cima referida. Decoreram diversas actividades das quais serão descritas numa sequência lógica e cronológica. Este estágio tem como objectivo, complementar a formação do estudante proporcionando uma experiência academico profissional, permitindo que o estudante implemente todas as teorias estudadas ao longo da sua formação, estabelecendo a relação entre a teoria e a prática. Oestágio também proporcionou momentos reflexão sobre a aprendizagem do curso e do trabalho quotidiano do professional dos recursos humanos no seu trabalho.

2. Objectivos
2.1 Objectivo Geral
- Entender e aprofundar a actuação do psicólogo laboral na área dos recursorsos humanos.
2.2 Objectivos específicos
-Entender o conceito de motivação dentro das organizações, com o foco voltado para ostrabalhadores da empresa pública INEFP;
- Propor algumas teorias que ajudam a melhorar a motivação dos funcionarios dentro das organizações .
3-Justificativa
Recursos humanos é uma área que vem super se desenvolvendo nos ultimos anos, exigindo proficionais cada vez mas bem preparados para actuarem nesta area.Hoje em dia o departamento dos RH não esta so para recrutar e selecionar, as funçõesestão muinto alem disso.
Enbora em várias partes do mundo existam estudos feitos sobre a motivação nas organizações, ainda não tive a oportunidade de ver estudos feitos em Moçambique que falam sobre a motivação, este foi o primeiro ponto que me motivou na escolha deste tema.
Assim justifico a escolha deste tema , pelo facto deste estar voltado para o funcionamento das organizações sem deixar defora os seus actors mas directos, os individos.
Em termos pessoais o tema mostra-se relevante na medida em que abre caminhos para uma maior compriemção do assunto em estudo.
Em termos sociais, o tema mostra-se relevante porque, procura mostrar as analyses de produção social feitas até agora, e a influência das mesmas no funcionamento das organizações.
A relevancia ciêntifica da pesquisasitua-se no facto de analisar as ideias de vários estudiosos na material em relação ao tema em questão, e colher diferentes pontos de vista.
Em termos proficionais, o assunto em questão mostra-se útil porque toca em aspectos que estão directamente ligados as relações de trabalho, e entre estas e a vida dos trabalhadores.
No que toca as limitações para o estudo, constitue a maior limitação os escassosestudos sobre a materia no nosso pais, aliado a falta de um repretório bibliografico que nos possa dar uma visão mas ampla sobre o assunto.

3-MOTIVAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
3.1Motivação, conceitos
Segundo Rdrigués(1996:4) “A motivação diz respeito a escolha que as pessoas fazem, ou seja, direcção que o seu comportamento toma”.
Para Bilhim(2005:317) “A motivação é a vontade de exercerelevados niveis de esforços para que a organização alcance os seus objectives, esforço este que é condicionado pela forma satisfaz algumas das necessidades dos individuos”.
Por sua vez, Chiavenato(2003:89) “Motivação é tudo aquilo que impulciona a pessoa a agir de determinada forma ou que da origem a um comportamento especifico”.
Carvalho(2001:260) “Motivação é o resultado da interação entre o...
tracking img