Papel do psic logo no CREASPOP

344 palavras 2 páginas
Papel do psicólogo no CREAS POP
Como já foi visto, o CREAS POP funciona com uma equipe multiprofissional e a psicologia tem um papel importante nesta política assistencial, pois favorece o processo de subjetivação dos sujeitos em contato com o acesso a direitos sociais e políticos.
Ainda hoje quando se fala em psicologia a sociedade ainda se remete ao modelo clínico e psicodiagnótico, porém a psicologia neste âmbito, apesar de ainda ter muito a ser feito, tem ganhado novas conotações, isto é, passa a ser uma psicologia mais inventiva e capaz de se posicionar ética e politicamente, estando interligada aos fenômenos sociais ao qual foi chamada a intervir.
É a psicologia que vem acolher e dar voz aos usuários do CREAS POP. Qual é o nosso maior instrumento de atuação? A ESCUTA QUALIFICADA, é o “fazer” FALAR (favorecer o processo de comunicação para que o sujeito possa se expressar por ele, pela família caso possua e pelo coletivo). Mas o que me garante esta escuta qualificada? A atuação embasada numa perspectiva sócio-histórica e crítica frente as consequências da desigualdade social. Escuta qualificada é considerar o posicionamento de uma família diante de várias recusas das oportunidades oferecidas. Ela tem direito de escolha, a pobreza não deve ser um fator neutralizante para escolhas. E se o indivíduo não “aceita” realizar um curso ele não deve ser considerado preguiçoso, conformado com a condição precária de vida.
Outro papel do psicólogo é trabalhar e favorecer a evidência das potencialidades dos sujeitos e do território. É a parte mais difícil, pois o nosso olhar impregnado de preconceitos onde nos foi dito que pobreza é sinônimo de comodismo e que eles são infelizes, violentos, como se para ser feliz e ser cidadão de bem precisasse morar bem, ter trabalho fixo e ter uma escolaridade razoável. Muitas vezes eles se sentem impotentes mesmo. Foi o que ouviram a vida toda ao serem culpabilizados pela condição de pobreza. É aí também que entra o psicólogo,

Relacionados