Papel do psicólogo no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PSI. ESCOLAR

Papel do Psicólogo no contexto escolar

A atuação do Psicólogo Escolar na Instituição Infantil

Resumo:

O psicólogo escolar deve contribuir de modo cooperativo, na prevenção e solução de problemas no cotidiano escolar (problemas disciplinares, baixo rendimento escolar...).

Não resta dúvida de que o Psicólogo Escolar tem sidosolicitado a contribuir mais eficazmente dentro da variedade de problemas escolares que se apresentam especialmente no que se refere ao processo de aprendizagem. A atenção basicamente centrada no aluno desloca-se para uma atuação cada vez mais preventiva. Decorrente disso, o foco de atuação do psicólogo escolar volta-se, agora mais freqüentemente, para a estruturação de programas para alunos comdificuldades, como também para a atuação conjunta com professores, o que marca um momento qualitativamente diferente na sua atuação profissional (Almeida & Guzzo, 1992; Novaes, 1996).

Os movimentos educacionais recentes têm auxiliado no rompimento da visão reducionista das dificuldades escolares e no reconhecimento das necessidades e vantagens de atitudes preventivas para o desenvolvimentopsicológico dos educando.
A Psicologia Escolar está pautada nos princípios do desenvolvimento humano e da estimulação de potencialidades, preocupa-se com a saúde do processo de ensinar e aprender, enfatizando a valorização pessoal, a auto-estima, a criatividade e a cidadania.

Cabe ao Psicólogo Escolar a utilização dos métodos e das técnicas psicológicas bem como das teorias dessa área, no campo dodiagnóstico, da orientação e do acompanhamento tanto individual como grupal e institucional.
Entende-se que o Psicólogo Escolar deve atuar integrado à equipe de trabalho interdisciplinar junto à Educação, intervindo, pesquisando e oferecendo subsídios para a reflexão e ação profissional.
Atenção Psicológica e Pedagógica com Enfoque Preventivo.
As atividades realizadas incluem atendimentopsicopedagógico para crianças e a orientação de seus familiares com relação às questões escolares.

Atenção Psicológica Interdisciplinar à Queixa Escolar - Esse programa oferece atendimento na interface Psicologia Escolar - Psicologia Clínica, em especial aos portadores de transtornos destrutivos do desenvolvimento, entre eles TDA/Hiperatividade. As atividades realizadas se referem aatendimentos diádicos e orientação familiar e escolar.

A participação do professor é fundamental para um bom trabalho de acompanhamento dos alunos.

Corpo Docente

Formado por profissionais devidamente habilitados e contratados pela Entidade Mantenedora, tem liberdade de ministração do conteúdo programático, segundo normas pedagógicas vigentes, e de acordo com as orientações de planejamento do IdealEnsino Fundamental.
Cabe a ele respeitar as normas regimentais e a filosofia de trabalho da escola, empenhando-se numa renovação pedagógica constante, convertendo, em prática, os princípios científicos da aprendizagem e da docência. Pela linguagem que fala ou que manipula nos recursos didáticos, tem por função a formação integral dos alunos, estimulando-os à construção dos seus conhecimentos.Direção

Órgão executivo que, superintendente, coordena e fiscaliza todas as atividades do Ideal Ensino Fundamental. É ocupado por profissional legalmente habilitado e contratado pela Entidade Mantenedora, sendo este responsável pelo cumprimento das leis de ensino e do Regimento Escolar.
Cabe à Direção a assistência aos atos escolares que dizem respeito às atividades do Estabelecimento e asupervisão das atividades docentes e administrativas da escola.

Serviço Técnico – Administrativo e de Apoio

Servem de suporte à direção em suas funções pedagógicas:
I. Tesouraria – Órgão responsável pelos serviços de contabilidade e de todo o movimento econômico e financeiro da Escola. Fica sob responsabilidade de pessoa qualificada, contratada pela Entidade Mantenedora.
II. Secretaria –...
tracking img