papel do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



CURSO DE PEDAGOGIA
Professor: Telma (Ética cidadania e responsabilidade social)
Sala: BT19 - Semestre: 5º


O MITO GREGO SOBRE A ORIGEM DO MAL: A CAIXA DE PANDORAPrometeu deus cujo nome grego significa “aquele que vê o futuro”, doou aos homens o fogo e as técnicas para acendê-lo e mantê-lo. Zeus, o soberano dos deuses, se enfureceu com esse ato porque osegredo do fogo deveria ser mantido entre os deuses. Por isso ordenou a Hefesto que criasse uma mulher que fosse perfeita e que a apresentasse á assembleia dos deuses. Atena a deusa da sabedoria e da guerravestiu essa mulher com roupa branquíssima e adornou-lhe a cabeça com uma guirlanda de flores, montada sobre uma coroa de ouro. Hefesto a conduziu pessoalmente aos deuses e todos ficaram admirados,cada um lhe deu um dom particular, Atena lhe ensinou as artes que convém ao seu sexo, como a arte de tecer, Afrodite lhe deu o encanto que despertaria o desejo dos homens Cárites deusa da beleza e adeusa da persuasão ornaram seu pescoço com colares de ouro, Hermes o mensageiro dos deuses lhe concedeu a capacidade de falar juntamente com a arte de seduzir por meio de discursos insinuantes, depoisque todos os deuses lhe deram seus presentes ela recebeu o nome de Pandora que em grego quer dizer “ todos os dons”.
Finalmente, Zeus lhe entregou uma caixa bem fechada, e ordenou que ela a levassecomo presente a Prometeu. Entretanto, ele não quis receber nem Pandora, nem a caixa, e recomendou a seu irmão, Epimeteu, que também não aceitasse nada vindo de Zeus. Epimeteu, cujo nome significa"aquele que reflete tarde demais”, ficou encantado com a beleza de Pandora e a tomou como esposa.
A caixa de Pandora foi então aberta e de lá escaparam a Senilidade, a Insanidade, a Doença, a Inveja, aPaixão, o Vício, a Praga, a Fome e todos os outros males, que se espalharam pelo mundo e tomaram miserável a existência dos homens a partir de então. Epimeteu tentou fechá-la, mas só restou dentro a...
tracking img