Papel do professor tutor nos cursos online de educação à distância no município de eirunepé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JOSÉ FERREIRA GALDINO












PAPEL DO PROFESSOR TUTOR NOS CURSOS ONLINE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ.














EIRUNEPÉ-AM
2012
O PAPEL DO PROFESSOR TUTOR NOS CURSOS ONLINE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO MUNICÍPIO DE EIRUNEPÉ.


JOSÉ FERREIRA GALDINO

RESUMO

Este artigo tem como foco discutir o verdadeiro papel do professor-tutor noscursos online de educação a distância (EaD), buscando refletir sobre as condições de trabalho do professor-tutor e compreender as características e especificidades de seu trabalho. Esse profissional surge como uma nova e importante figura no campo da educação à distância, mas ainda ha muito a ser compreendido a seu respeito. Em um contexto de plena expansão da EaD, com a oferta de vagas em nívelsuperior pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), torna-se necessário compreender melhor o trabalho docente. Questões como uso dos tempos e espaços de trabalho do professor-tutor, dificuldades e desafios advindos da pratica do tutor, competências e saberes necessários para desenvolver seu trabalho, tecnologias mediadoras das atividades e propostas de interação entre tutor-alunotutor-professor são discutidas e apresentadas no texto.

Palavras-chave:
Professor-tutor, Trabalho docente, Educação a Distancia.

INTRODUÇÃO

Buscando no dicionário a palavra tutor vamos encontrar como primeira definição o jurídico: indivíduo que exerce uma tutela (dita tutoria) e, por consequência da extensão de sentido, aquele que ampara, protege, defende, é guardião, mas também quem ou o quesupervisiona, dirige, governa. Se a EAD surge como uma modalidade que supera algumas limitações do ensino presencial e ao mesmo tempo apresenta alternativas para as restrições de espaço e tempo, atende a população diversificada, preconiza o respeito ao ritmo e aos estilos de aprendizagem, além de desenvolver a autodisciplina de estudo, com um processo de ensino-aprendizagem que não exige a presençafísica do professor, ela tem consequentemente, exigências específicas para realizar todos esses desafios. Uma das exigências incontornáveis é ter a supervisão contínua e imediata de um tutor como suporte para os alunos. Portanto é igualmente imprescindível ter clareza da função desse trabalho da tutoria com suas características peculiares dentro do sistema e que deve necessariamente desenvolveralgumas habilidades e competências.
O ensino a distância torna-se cada vez mais praticado por muitas pessoas e presente na rotina dos brasileiros quando nos referimos à educação em nosso país. A modalidade de ensino a distância, a EAD, surgiu no Brasil no século XIX, com cursos profissionalizantes feitos por meio de correspondências e assim permaneceu durante muitos anos, até chegar aos dias atuais.Vários são os fatores que levam alguns estudantes a optarem por essa modalidade, como, por exemplo, a construção autônoma de seu tempo de estudo, o não deslocamento de sua residência para outros espaços, as necessidades constantes de atualizações e capacitações que o mercado de trabalho exige de determinados profissionais e o vasto campo de meios e ferramentas que as novas tecnologias oferecem.
Aprocura por cursos na modalidade à distância nos desperta um olhar crítico sobre o sistema de educação formal e seu real valor na vida adulta. Compreendemos que as relações interpessoais entre professores e alunos são extremamente válidas e ricas, mas não depende somente delas o sucesso de uma carreira profissional, mas sim da construção de conceitos e conhecimentos advindos da vida acadêmica dopróprio aluno.
A denominação “à distância” nos induz a pensar em distância geográfica e isolamento. No entanto, está aí o ponto chave da EAD, superar qualquer distância, aproximar, interagir, utilizando para isso meios tecnológicos, como televisão, internet, videoconferência, telefone, e-mail, entre outros, e o principal, pessoas. Apesar de os professores, coordenadores, tutores e demais...
tracking img