papel do negro na sociedade brasileira

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
Identificar o papel do negro na sociedade brasileira
No dia 13 de maio de 1888 o Brasil se tornou a última nação americana a abolir a escravidão. Entre os anos de 1550 e 1850, período em que os escravos chegaram ao Brasil, cerca de 3 milhões e 600 africanos deixaram suas origens, à força, para se sujeitarem à escravidão. Contudo, a herança histórica deixada para os negros que vieram para oBrasil pinta um cenário de desigualdade e segregação. Há 124 anos do fim da escravidão o cidadão de pele preta ainda é alvo de insultos, discriminação e racismo no Brasil. Esse preconceito, em parte dos casos, é expressado de forma inconsciente por atitudes banais que deslizam despercebidamente em nosso cotidiano. No Censo de
2010, 50,7% da população se declarou negra ou parda. Essa estatísticaindica que no Brasil mais de 96 milhões de pessoas se autodenominam afrodescendentes, contra 47,7% de pessoas que se declaram brancas, 1,1% se declara amarelo e 0,4% indígena. Foi a primeira vez, desde o primeiro censo realizado no país, em que a população negra é oficialmente declarada maior que as de outras identidades étnicas.
O papel do negro na sociedade brasileira ainda é visto com olharesdistorcidos. De acordo com Maria Catarina Vale, ativista do movimento negro, “mesmo em Divinópolis, pouco se vê atendentes e secretárias negras. Na igreja, na Câmara Municipal, nos consultórios é raro encontrar algum negro trabalhando. Geralmente se vê em serviços braçais, empregadas domésticas...”, explica como enxerga o preconceito racial em nossa cidade.
O africano importado para o Brasil comomercadoria foi essencial para a formação nacional, não só pela riqueza que seu trabalho foi capaz de gerar, mas pela imensurável contribuição cultural também. A religiosidade, a música, o samba e a culinária foram fortemente influenciados pelos negros vindos da África. Palavras corriqueiras do nosso cotidiano como: batuque, angu, cachimbo, moleque, senzala e maracatu são algumas das contribuiçõesafricanas.
Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro é dedicado à reflexão sobre o papel do negro na sociedade brasileira. A data, conhecida como “Dia da Consciência Negra”, foi escolhida em homenagem ao negro Zumbi dos Palmares e lembra a história de luta e resistência desse povo.
Em Divinópolis durante todo o mês de novembro haverá comemorações e eventos para discutir a temática. MariaCatarina que também é conselheira titular do Fórum Municipal de Educação das Relações Etnicorraciais e Diversidade de Divinópolis e Região, afirma que “somente na educação de base, através da criação da consciência nessas crianças, é que vamos transformar esse quadro de discriminação racial”, relata. Por isso, os eventos programados estão relacionados à educação e acontecerão majoritariamente nasescolas. O telefone para mais informações sobre a programação é 37-3222-3326.
Movimento Negro em Divinópolis
Em nossa cidade existem movimentos negros organizados que lutam pelos direitos de igualdade e promovem a cultura negra. Um deles é o Mundi – Movimento Unificado Negro de Divinópolis. De acordo com Alisson Ferreira, vice-presidente da associação, “A Instituição foi criada no ano de 2006 quandoocorreu a Primeira Festa da Consciência Negra na Cidade de Divinópolis. Surgiu da vontade de se criar um espaço de discussões sobre a cultura afrodescendente e seus dilemas dentro da sociedade contemporânea.
Os precursores do Movimento são homens e mulheres de luta, pessoas que doaram e doam suas vidas pela edificação da comunidade negra. Foi pelo empenho e pela luta desses homens e mulheres,associada à de outros companheiros que se juntaram à causa, que o Movimento foi se
consolidando e firmou seu alicerce para construir em conjunto com a comunidade divinopolitana, uma cidade mais consciente da diversidade cultural existente dentro dela.”.
O Mundi possui atividades sociais que abrangem aspectos diversos. De acordo com Ferreira, o trabalho está voltado para a educação e a criação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O valor do negro na sociedade brasileira
  • Negro na sociedade Brasileira
  • A inserção do negro na sociedade brasileira
  • o negro na sociedade brasileira contemporanea
  • O negro na sociedade brasileira
  • Contribuição dos negros na sociedade brasileira
  • O papel da mulher na sociedade brasileira
  • Papel do engenheiro na sociedade brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!