Papel do estrategista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CET-FAESA- Faculdade de Tecnologia FAESA






ESTUDO SOBRE O PAPEL DO ESTRATEGISTA

Disciplina: Gestão Aplicada /Professora: Renata Braga






















Mauricio Cardoso de Sá - Turma B
17/09/2012
1) Qual o significado de CEO e qual a sua aplicação dentro do contexto atual da Administração de Empresas?
Resp: CEO é a sigla em inglês (Chief Executive Officer) que em portuguêssignifica Funcionário Executivo Chefe ou Chefe Executivo. É o profissional responsável pela definição das estratégias que devem ser baseadas em análises de dados e planejamentos definidos, e não apenas no dia a dia. Ele aperfeiçoa organização e os processos. Ele é o cabeça da organização ou presidente da empresa. Pode também ser o próprio dono de um negócio ou o presidente de um Conselho. A aplicação doCEO numa organização visa profissionalizar o negócio. Ele trabalha com base em metas, organização e estratégia. É o responsável por colocar as pessoas nos lugares certos. Para gerar os resultados para a empresa, ele trabalha focado na missão da mesma.


2) Quais são as garantias adquiridas por uma empresa quando da contratação de um profissional CEO?
Resp: A empresa ganha muito em qualidadede estratégia. Quando a empresa contrata um profissional para ser o CEO, ele está colocando um expert dentro de sua empresa. Um gestor que vai fazer uma tomada de decisões baseado em análises de dados e planejamentos, sempre mantendo em mente a missão da empresa, vai profissonalizar o negócio. É alguém que sabe a hora certa de mudar rumos e tomar decisões. Isso traz para a empresa chances maioresde dar passos certos rumo à seus objetivos. Assim a empresa terá a garantia de ter a estratégia certa e os recursos necessários para executá-las.


3) Quem foi Jack Welch? Fale sobre suas ideias na General Eletric.
Resp: Jack Welch iniciou sua carreira na década de 60 na General Eletric Company e em 1981 tornou-se o CEO da mesma. Sua gestão conseguiu livrar sua empresa do excesso deburocracia e inovou gerencialmente a empresa. Habilidoso e competente para tomar decisões. Jack acreditava que todos os envolvidos na organização deve saber qual é a sua missão na empresa. Para ele, o líder também deve identificar quem são os melhores funcionários e motivar os demais. Ele trabalhava com modelos de diferenciação e demitia quem tinha desempenho inferior. A trajetória dele mostra que paragerar resultados, o CEO deve atender à missão da empresa. Não é à toa que ele conseguiu fazer com que o valor da empresa passasse de 13 bilhões de dólares para centenas de bilhões de dólares.


4) Cite os principais conselhos que os CEOS devem levar em consideração.
Resp: Para ter uma atuação adequada, os CEOS deve estar atento aos seguintes conselhos:
- pensar duas vezes antes de mudaruma estratégia;
- certificar que a empresa tem bases sólidas, antes de levá-la em outra direção;
- entender como cada setor da empresa funciona e avaliar o desempenho do mesmo;
- ser transparente e aberto sobre planos e motivações;
- ter um parceiro para discutir seus planos, alguém que não tenha nenhum interesse além do seu sucesso;
- colocar sua vida pessoal em ordem e gerenciar otempo com a vida familiar;
- estabelecer uma base necessária para uma boa performance, pois isso interfere no seu sucesso.


5) Faça um breve relato sobre o caso Santher – Fábrica de Papel Santa Therezinha.
Resp: Plínio Haidar Filho (pertence à terceira geração da família dos fundadores)
trabalhou 30 anos na companhia e posteriormente assumiu a presidência, sucedeu Carlos Trostli,executivo que “veio de fora” e foi contratado para dar continuidade ao processo de profissionalização ou governança corporativa, que foi iniciado 10 anos atrás pela indústria. O objetivo era colocar executivos para preparar a Santher para o futuro. Entretanto, o CEO deve entender a missão da empresa e quando se trata de empresa familiar e é contratado um executivo de fora, leva-se tempo para que ele...
tracking img