Papel do estado na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste presente trabalho sobre o papel do estado na sociedade, apresenta uma abordagem daquilo que se relaciona o tema, o estado que temos e o estado que podemos ter.
O Estado vem passando por sensíveis mudanças no decorrer dos anos, principalmente pós abertura da economia. Tal fato descreve a inquietação pela qual se encontra a economia mundial. Por isso, é preciso repensar o papeldo Estado na sociedade atual. Deste modo, a reconstrução do Estado ganha cada vez mais importância entre os estudiosos do assunto e da sociedade em geral.

















Desenvolvimento
As necessidades do homem são hoje, muito vastas e complexas abarcando áreas muito diversificadas. Estas necessidades estão em constante transformação, complexificação, interdependência, edesenvolvimento, de acordo com o nível de desenvolvimento técnico-científico alcançado pela humanidade.
Cada pessoa, para além das necessidades básicas individuais indispensáveis para asseguramento da sua existência possui outras necessidades que são comuns ao grupo social onde esta inserido. Assim, a par das necessidades individuais existem necessidades coletivas que dizem respeito ou afetam todassociedades, tais como as necessidades da defesa contra o inimigo externo, o asseguramento da ordem pública, da justiça, da educação, da saúde etc.
Estas necessidades não podem ser satisfeitas individualmente ou seja por cada pessoa isoladamente. São por isso assumidas pelo estado e outras entidades públicas que existem em conjunto de atividades conducentes a sua satisfação.
Nas sociedadesmodernas o estado desempenha um papel muito importante na satisfação das necessidades coletivas. Para além da defesa e a ordem pública a justiça cabe ainda ao estado uma grande parte da responsabilidade da criação e manutenção do ensino educação, saúde, assistência social, saneamento básico etc.
É também da responsabilidade do estado construir infraestrutura básicas de apoio e produção comoestradas, pontes, portos, aeroportos, barragens centrais de captação e tratamento de água, fornecimento de energia elétrica, sistemas de acumulação etc.
O estado consegura também a proteção e defesa do meio ambiente, prevenindo a destruição das espécies raras das floras e faunas nacionais reprensão e eliminação dos agentes poluidores dos rios, mares, lagos ou ar.
O Estado possui um papel primordial epor isso é preciso resgatar a sua autonomia, para que possa atuar de forma conjunta com as demais instituições públicas e ou privadas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O papel do Estado na sociedade no século XXI
Soulet (2006:88) declara que o Estado Social precisa ser revisto, que não se pode mais admitir um Estado social que funcione como uma máquina deindenizações, transformando os direitos sociais em direito a receber créditos, funcionando como um Estado compensador.
Para Soulet (2006:88) espera-se que o Estado social, de agora em diante, se adapte às situações particulares, que personalize seus meios para chegar mais perto dos problemas concretos das pessoas em dificuldades e que lhes permita encontrar o seu rumo na sociedade. Assim, o Estado devemigrar de um Estado-prestador, para um Estado-serviço, ou seja, mais do que pagar prestações a uma população-alvo o Estado deve distribuir a cada um os meios específicos necessários para enfrentar as incertezas de sua existência e encontrar o seu lugar no seio da sociedade.
Corrobora com esta visão Palier (2009:27) ao argumentar que as políticas sociais não podem continuar a funcionar comodispositivos de indenização, mas devem comportar consigo uma estratégia coletiva de investimento social, ou seja, passar de um Estado-providência assistencial para um Estado-providência investidor. Ademais, Palier (2009) argumenta que as despesas sociais não devem ser encaradas como custos que entrava o crescimento econômico. Essas devem fazer parte dos investimentos Estatais necessários para acompanhar...
tracking img