Papel do enfermeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Papel do Enfermeiro no
Centro de Material e Esterilização

Introdução

Os objetivos e finalidades do Centro de Material e Esterilização (CME) são nitidamente definidos, contextualizando-se em uma unidade responsável por concentrar artigos médico-hospitalares, esterilizados ou não, tornando mais fácil o controle, conservação e manutenção dos materiais; manter padronização detécnicas de recepção, limpeza, preparo, empacotamento e esterilização, assegurando economia de mão-de-obra, material e tempo; distribuir material esterilizado para os diversos setores de atendimento a pacientes no âmbito hospitalar.
O local destinado à limpeza denomina-se expurgo que se caracteriza em uma área contaminada do CME, onde recebe materiais infectados para desinfetá-los e separá-los. Osprofissionais do CME estão sujeitos a exposições ocupacionais, como o contato com material biológico, potencialmente infectado, que pode ocorrer por meio de perfurações da pele com agulhas, objetos cortantes ou por respingos nas mucosas, sendo de vital importância o auxílio de barreiras de proteção individual e coletiva como o uso constante de Equipamento de Proteção Individual (EPI) que reduzefetivamente os riscos.
Os EPI são instrumentos de uso individual que formam uma barreira protetora para os trabalhadores, pois servem para prevenir o contato direto ou indireto com materiais infectados que entram em contato com a pele ou com mucosas, minimizando e/ou prevenindo os acidentes.
O enfermeiro tem a possibilidade de atuar em diferentes dimensões do CME como planejar, gerenciar, cuidar eeducar, precisando desenvolver habilidades profissionais para atender a demanda de trabalho que há na unidade. Mediante a isso, surge o interesse de verificar o papel do enfermeiro no CME e os riscos a que os trabalhadores do setor estão expostos. Métodos Este estudo é do tipo bibliográfico de abordagem qualitativa.

Organização do Centro de Material de Esterilização

No centro de material eesterilização o processo de trabalho é diferente do realizado em unidades assistenciais, mas também constitui um serviço da área da saúde e, de alguma forma, pode ser classificado como cuidado. Os elementos do processo de trabalho do enfermeiro são diferentes, pois se articulam para atender as especificidades do trabalho desenvolvido, portanto o que difere é sua finalidade imediata.
Para executaro processo de trabalho no CME, o enfermeiro desenvolve conhecimentos específicos sobre a diversidade de artigos, instrumental cirúrgico, equipamentos e a forma de processá-los, configurando o domínio de uma área de saber e, por consequência, desfrutando de um determinado grau de autonomia, com o propósito de garantir produtos seguros para a assistência ao paciente. Já na unidade assistencial, oenfermeiro organiza ou presta cuidados diretamente.
Desta forma, é necessário que toda a assistência prestada esteja embasada em protocolos, rotinas e procedimentos atualizados que não só garantam a organização do setor e a uniformização do atendimento, como também facilitem o treinamento de funcionários recém-admitidos.

Atuação do enfermeiro no CME

As ações de enfermagem que hoje dizemrespeito exclusivamente ao CME eram, costumeiramente, associadas às ações do centro cirúrgico, mas com o desenvolvimento cognitivo a respeito das infecções hospitalares e à grande demanda de materiais a serem processados, o CME conquista sua independência a fim de atender prontamente a necessidade de quaisquer unidades do hospital. A enfermagem por ser, tradicionalmente, a categoria profissionalresponsável pela organização do ambiente e gerenciamento das unidades, assumiu as atividades desenvolvidas no CME.
O processo de trabalho do enfermeiro no CME é relativamente complexo e bastante sistematizado, faz parte do trabalho da saúde e é composto por um conjunto de elementos que envolvem pessoas e dimensões práticas (o cuidar, o educar e o gerenciar) que caracterizam o saber fazer da...
tracking img