Papel do administrador no processo de recrutamento, seleção, admissão e desligamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Resumo 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 7
2.2 Seleção 8
2.3 Admissões de empregados 9
3. METODOLOGIA 13
3.1 Caracterização da pesquisa 13
3.2 Classificação da pesquisa 13
3.3 Delimitação do Universo 14
3.4 Perspectiva do Estudo 14
3.5 Limitações do Método 14
3.6 Técnicas de Coleta e de Análise dos Dados 14
4. AÇÃO JÚNIOR 15
4.1 Recrutamento 15
4.2Seleção 15
4.3 Admissão 16
4.4 Demissão 17
5. CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
6. ANEXOS 20
6.1 Entrevista semi estruturada 20

Resumo

No trabalho a seguir será abordado o tema: às tarefas do administrador no processo de recrutamento, seleção, admissão e desligamento em organizações, o qual é cada vez mais presente na realidade do mundo atual e futuro. Os aspectos queenvolvem práticas dessas tarefas tornaram-se uma discussão constante entre as organizações. O trabalho foi focado a teoria utilizada na pratica através da analise dos processos da empresa Junior do Centro Sócio-Econômico da UFSC a empresa Ação Junior e a empresa Asap, especializada em Headhunters (caçar talentos para as organizações).
Palavras-chave: Administrador; Recrutamento; Seleção;Desligamento

1. INTRODUÇÃO

A escola da administração científica, regida por pensadores como Taylor e Fayol, concedeu ao administrador o clássico papel de gerenciar recursos financeiros e organizar meios de produção, através da Organização Racional do trabalho (Chiavenato, Idalberto, Introdução a teoria geral da administração, 2009). Durante muito tempo a ênfase do administrar estava diretamente ligadaa tentativa de encontrar métodos da ciência para a administração, de modo a aumentar a produção.
Essa premissa, porém, foi quebrada quando Mary Parker Follet e posteriormente Elton Maya trouxeram ao campo da administração noções mais humanistas de gerenciamento, ao perceberem que através delas a produtividade dos trabalhadores poderia aumentar. Assim as organizações preocuparam-se em integrar emseu organograma a área de recursos humanos.
Com o tempo, percebeu-se a importância, tanto estratégica quanto operacional, da área de Recursos Humanos dentro de uma organização. Dentre as atribuições da área, encontram-se o recrutamento, seleção, admissão, treinamento e desligamento de funcionários. Qual o real papel do administrador perante esses processos? Quais as qualificações exigidas pelomercado, quais os perfis que possibilitam a seleção; quais os processos para a admissão de um funcionário; para que são feitos os treinamentos e como funciona (ou deveria funcionar) o desligamento de um funcionário? São questões um tanto desconhecidas, mas que merecem devida atenção.
A Ação Júnior é a empresa júnior do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina. A escolha damesma como objeto de estudo é justificada pela alta rotatividade que se tem na empresa, gerada pelo grande fluxo de estudantes que integra a organização com o intuito de aprender, mas depois de um curto período de tempo deixa-a com uma experiência profissional adquirida. Portanto recrutar, selecionar, admitir e desligar membros é um papel exclusivo dos estudantes integrantes, que aprendem arealizar o processo através da co-gestão feita pelos membros antigos e a busca por conhecimento, e as oportunidades oferecidas pela Universidade, livros, professores, etc. Assim avaliar como uma empresa com alta rotatividade atua com eficiência e analisar qual o papel dos “administradores júniores” nos referidos procedimentos torna-se um interessante objeto de análise.
Também o executivo Ricardo Haag,formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, possui especialização em Mercado de Capitais pela APIMEC Sul / UFRGS e MBA em Gestão Empresarial pela UFRGS. Como Managing Partner (sócio-gerente) da Asap, empresa de recrutamento e seleção de pessoas, o executivo com mais de 10 anos de experiência no ramo traz sua contribuição ao trabalho.

2. FUNDAMENTAÇÃO...
tracking img