Papel da moeda na economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Podemos definir a moeda com sendo Unidade de valor padrão utilizada como instrumento de troca por uma comunidade. É o meio pelo quais os preços são expressos, as dívidas liquidadas, as mercadorias e serviços pagos e a poupança efetuada. A moeda corrente é o dinheiro oficial de um país para todos os tipos de transações. Como o controle da moeda é vital não apenas para o equilíbrio daeconomia de um país mas também para as relações comerciais entre nações, é criado um sistema monetário internacional.
Moeda e crédito são um dos termos que mais despertam a atenção em economia, sobretudo em épocas de variação do valor da moeda, de inflação. Devido à inflação, o assunto moeda é provavelmente o que mais prende a atenção do público em geral. O que o povo entende por dinheiro e o queos especialistas entendem são coisas totalmente diferentes, aí surgem as regras do jogo da determinação do volume da moeda, da sua circulação.
A moeda como é sabido por todos sofreu uma evolução histórica a partir do escâmbo, passando pela mercadorias-moeda, daí surge o metalismo, logo em seguida a moeda-papel, o papel-moeda até a moeda escritural que se desenvolveu juntamente com a moedafiduciária e bancária, onde estas últimas são as mais utilizadas actualmente.
O nosso trabalho centralizar-se-à no papel da moeda na economia, o que nos levará inevitavelmente as diferentes visões tais como a Clássica, a Keynesiana e a Moderna.

PAPEL DA MOEDA NA ECONOMIA

Segundo Adan Smith a economia estuda a origem e as causas da riqueza das nações, segundo Stuard Mill a economia é a ciênciaempírica que estuda a produção e a distribuição da riqueza, actividade economica é o processo de produção distribuição, troca e consumo, realizado pelos homens para satisfazerem as suas necessidades em bens e serviços, em todas a definiçõe acima encontramos os termos riqueza e distribuição, dai a necessidade da existencia de uma unidade de toca o mesmo de medida desta actividades necessárias aodesenvolvimento da economia. È nesse momento que encontramos a moeda e o seu papel na economia.
A moeda serve intermediaria de trocas, a moeda conduz a uma concidência de gastos, isto é ninguem sai a perder estabelecendo entre os utilizadores o meio de contacto necessario para a execução e alcance das suas necessidades, a moeda serve também de medida de valor, premitindo assim um denominador comum nasunidades, isto é confere aos meios de oferta uma unidade monetária de qualidade ou até de quantidade ao que geralmente encontramos descrita em forma de preços, a moeda é tambem centro de reserva de valor de uma economia, isto é, desde o momento que um agente económico a possui até ao momento em que ele vai gastá-lo é sempre uma reserva de valor, uma economia saudável precisa ter em seu domínioreservas de capacidade de aquisição ou de compra para que possa assim satisfazer as suas necessidades não so a curto prazo mas a médio e longo também, a moeda tem o papel de conferir um padrão de preços a economia, permitindo assim a comparação de preço entre os bens e demarcação em serviços.
Podemos encontrar ainda dentro do papel da moeda o chamado Poder Liberatório, isto é a moeda permite pagardividas, isto é so a moeda e seus equivalentes podem libertar um agente económico de uma situação económica desconfortavel e ainda podemos associar ao papel da moeda na economia alguma forma de instrumento de poder, isto é permite influenciar o comportamento de outrem por exemplo: quem paga salários, influencia o comportamento de quem tem de receber.
A moeda é um activo geralmente aceite parasolver dividas e é um activo líquido por excelência. O proprietário de moeda pode adquirir bens e serviços sem incorrer em custos adicionais, assim, a sua liquidez é maxima.

Visão Clássica
A Visão clássica é caracterizada pela Teoria Quantitativa da Moeda, que é uma das duas principais teorias que analisam o equilíbrio da economia do lado monetário (a outra visão é Keynesiana). Ela defende...
tracking img