Papel da eduçação x professoar

328 palavras 2 páginas
A MATRIZ SÓCIO INTERACIONISTA E A EDUCAÇÃO

AP_IV
Para a atividade de aprofundamento sugerimos que você faça uma tabela, como o modelo a seguir, relacionando as diferentes entre os teóricos Piaget, Wallon e Vygotsky

Piaget
Vygotsky
Wallon
Papel da Aprendizagem A Aprendizagem é um processo que será construído internamente, ou seja, o
Desenvolvimento resulta a Aprendizagem.
A Aprendizagem estará relacionada ao nível de desenvolvimento do sujeito. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem o nosso desenvolvimento mental, ou seja, é a Aprendizagem que resulta no Desenvolvimento.
O ensino para Vygotsky
Ao contrário de Pieget, deve se antecipar ao que ao aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação do aprendizado e do desenvolvimento, o aprendizado vem antes. Ele vê o processo de aprendizagem como uma unidade, ou seja, não deverá ter uma divisão entre ambos, o Professor X Aluno é um fator determinante onde os dois estarão ligados ao mesmo processo de Aprendizagem.
Papel do Professor
Para Piaget o papel do
Professor é de ser capaz de criar ambientes de aprendizagem que compreendam o ser humano em sua totalidade, com seus diferentes modos de aprender e de resolver problemas.

Auxiliar o aluno a passar da Zona de Desenvolvimento Proximal (onde ele precisa da ajuda de um mediador para realizar as suas atividades)
Para a Zona de Desenvolvimento Real (onde ele poderá realizar as suas tarefas sozinhas).
Ele tem o papel de Mediador do Conhecimento, responsáveis por apresentar as crianças novas formas de conhecimento e de conceito, mas não sem antes, detectar que condições elas tem de apreendê-lo. Que o professor ao ensinar possa ter compreensão e afetividade, e que ambos possam se desenvolvolver juntos para que assim os dois possam aprender um com o outro.
Confiar na capacidade do aluno é fundamental para que o mesmo aprenda.

Relacionados

  • produ o textual
    1243 palavras | 5 páginas