O PAPEL DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NO CURSO DE MAGISTÉRIO

O artigo apresentado procura apresentar algumas reflexões sobre o ensino de Ciências no Magistério. Conforme a autora, essa disciplina deveria mostrar aos futuros professores como os diferentes conhecimentos específicos, principalmente os relacionados à metodologia e ao conteúdo, podem ser trabalhados no ensino fundamental. Porém, através de pesquisas, percebeu-se que as alunas do curso do magistério possuem, muitas vezes, falsas concepções sobre os conceitos básicos de ciências.
A autora também coloca que nem sempre é detectada a falta dos conhecimentos básicos nas futuras professoras, partindo do pressuposto que elas já deveriam ter aprendido esses conceitos, e que se não aprenderam, não cabe a elas perder tempo em aprender, já que a carga horária é tão curta e o conteúdo é extenso. Dessa forma, futuramente, essas professoras despreparadas estarão ministrando aulas e passando os mesmos erros que não foram trabalhados nasua formação para os seus alunos, formando uma corrente de erros.
No artigo são citados vários exercícios feitos por pesquisadores com alunas do magistério que comprova a despreparação das alunas que acham que o estudo de ciências envolve apenas bichos, plantas, sol, meio ambiente, cientistas e etc. A autora apresenta também propostas e experiências de trabalhos que tem por objetivo o conhecimento e a apreciação da disciplina de ciência. De acordo com a autora, a disciplina de Ciências no curso do Magistério precisa indicar “[...] quais seriam os temas fundamentais de um programa para essa disciplina, os desafios enfrentados para concretiza-los e sugestões que apontem para uma prática pedagógica em didática de Ciências fundamentada na perspectiva critica.” (MARANDINO, p.55).
O artigo é muito interessante, a autora se expressa de forma clara e objetiva nos fazendo ver à realidade do nosso ensino, onde professores despreparados atuam em salas de aula, ensinados a nossas [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Papel da didática das ciências no curso de magistério. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Papel-Da-Did%C3%A1tica-Das-Ci%C3%AAncias-No/187428.html

MLA

"Papel da didática das ciências no curso de magistério" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Papel-Da-Did%C3%A1tica-Das-Ci%C3%AAncias-No/187428.html>.

MLA 7

"Papel da didática das ciências no curso de magistério." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Papel-Da-Did%C3%A1tica-Das-Ci%C3%AAncias-No/187428.html>.

CHICAGO

"Papel da didática das ciências no curso de magistério." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Papel-Da-Did%C3%A1tica-Das-Ci%C3%AAncias-No/187428.html.