papeis Gerenciaisde Henry Mintznerg

933 palavras 4 páginas
SOBRE O LIVRO
O livro The Nature of Managerial Work , de Henry Mintzberg está disponível na Biblioteca Virtual do CRA-RJ. A obra escrita em 1973 traz a abordagem dos papéis gerenciais e avalia, de uma maneira única, o trabalho do Administrador.
De acordo com Mintzberg, o papel do gestor nem sempre é simples. O autor destaca que alguns dos profissionais possuem dificuldade em realizar as atividades típicas do cargo: planejar, controlar, dirigir e comandar.
A visão do autor de The Nature of Managerial Work avalia ainda a tomada de decisão dos gestores. Nem sempre o processo decisório é baseado em sistemas formalizados de informações. Assim, o profissional deve estar atento aos contatos informais e a todo ambiente, para que sua determinação seja coerente.

SOBRE O AUTOR
Mintzberg é uma das mais brilhantes mentes contemporâneas em planejamento, estratégia e gerência de negócios. Autor de 13 livros e de mais de 140 artigos, é um ousado estudioso da posição gerencial que desenvolveu valorosos trabalhos sobre a atuação do gestor e dos tipos de empresa em que estão inseridos. Em função da brevidade do texto, concentremos nossa discussão acerca dos papéis ocupados pelos gerentes na visão de Mintzberg.
O autor vê claras diferenças entre o que os gerentes fazem e o que são orientados a fazer, ele acredita que a prática cotidiana exige dos gerentes um flexibilidade e agilidade nas decisões que os distancia da formação acadêmica e dos regulamentos.
Para ele os gerentes precisam lidar com um grande e diverso número de funções duante o dia de trabalho. Isso os leva a assumir diferentes papéis que se integram para alcançar o melhor resultado funcional.
Mintzberg criou 3 categorias onde enquandrou 10 papéis gerenciais:
OS PAPEIS
No seu dia a dia como gestor você provavelmente exerce diferentes papéis e atividades, além de liderar sua equipe. Você pode se deparar com a necessidade de negociar diretamente um contrato com um grande cliente, resolver problemas de

Relacionados