Paparazzi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História e definição da palavra Paparazzi.
A obsessão mundial por celebridades resulta em um dos mais temidos e fascinantes produtos da cultura pop, os paparazzi. Os paparazzi são “fotógrafos” que perseguem incansavelmente as celebridades, figuras públicas e suas famílias em busca de oportunidades para fotografa-las em momentos comprometedores e desagradáveis. O que começou comouma simples "fotografia na rua" é agora um jogo de perseguição, presente na vida cotidiana das vítimas famosas dos paparazzi. À medida que nossa cultura voraz por fotografias, informações e fofocas de celebridades aumenta, também aumentam os preços destas fotos e vídeos e os riscos que os paparazzi correm e submetem as celebridades para consegui-las.
O nome paparazzo possui várias origens. Umadelas é uma expressão que deriva de uma personagem do filme de Fellini, La Dolce Vitta, que se chamava Paparazzo, já outras é uma analogia com um grande mosquito siciliano, de nome e pronúncia parecida – paparaceo, um animal irritante que está sempre a perturbar o sossego das pessoas.
Um dos pioneiros e considerado o pai dos paparazzi é Ron Galella, já no Brasil um dos mais antigos paparazzi éo carioca Carlos Sadicoff. Ele começou sua carreira de fotógrafo de celebridades em meados da década de 1980.
No geral, a sociedade vê a função do paparazzo como um ser sem escrúpulos que, visando o dinheiro, tem o interesse em obter vantagem financeira explorando a imagem alheia, sem autorização prévia, este comportamento fere a moral e o trato social discutido por Sánchez Vásquez (Ética, 1978,capítulo 4), mas ao mesmo tempo essa sociedade que os julga, compra e prolifera seus materiais, e estão interessadas no que estes profissionais tem a mostrar e querem saber a fundo o que se passa na vida dos famosos. Muitas questões éticas, legais e de privacidade são levantadas neste negócio questionável, que movimenta muito dinheiro.

1. Estudo de caso da Princesa de Gales "Lady Diana".
Namadrugada do dia 31 de Agosto, a Princesa de Gales saiu do hotel Ritz para o seu último passeio com o seu namorado Dodi AL-Fayed, o casal acompanhado pelo motorista Henri Paul e o segurança Trevor Rees-Jones seguiram em alta velocidade pelas ruas de Paris, na tentativa de fugir dos paparazzi.
Uma foto da princesa teria um valor muito alto, devido ao fato de que ela sempre foi uma notícia principalpara os jornais do mundo, só que uma foto com seu namorado teria um valor ainda maior. Sendo assim todos os olhos se voltaram para o casal em Paris, todos os paparazzi queriam uma foto para registrar o amor do casal, essa perseguição levou um grupo de paparazzi a sair fotografando a princesa em alta velocidade pelas ruas de Paris até chegar no Túnel de l'Alma, onde ocorreu o acidente que gerou amorte da princesa.
A morte prematura da princesa possivelmente pelo assédio dos paparazzi gerou o questionamento:
Até que ponto uma foto de celebridade, ou melhor, um furo de reportagem pode levar ao ser humano a perseguir um individuo arriscando suas vidas?

Segundo o historiador marxista inglês Eric Hobsbawn:

"Não há dúvida de que a mídia conduziu Diana até sua morte".

Não se podedeixar de constatar que, se viva, a princesa motivava a mídia, morta, ela preencheu páginas, nos diversos veículos de mídia mundial. A morte da princesa Diana e suas circunstâncias aumentaram a discussão a respeito da ética dos meios de comunicação e do direito à privacidade dos indivíduos.

2. Principais diferenças da cultura Brasileira em relação à de outros países quanto aos Paparazzi.
ASociedade em geral fomenta o trabalho dos paparazzi, pois sem audiência não existiriam tantos formatos de mídia sensacionalista, como: Tabloides (News of the world), programas de TV aberta (TV Fama), revistas especializadas (Ti Ti Ti) e até canais de TV pagas exclusivas para esta temática (E!). Portanto, por mais que muitos repudiam seu trabalho, a grande massa da audiência simpatiza com...
tracking img