Papanicolaou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 100 (24892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JACQUELINE PLEWKA

ESTUDO SOBRE VARIAÇÕES NO MÉTODO DE CITOLOGIA EM MEIO LÍQUIDO PARA O EXAME DE PAPANICOLAOU

Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas, Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Setor de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Profª. Tit. Leonart Maria Suely SoaresCo-orientador: Prof. Dr. Aguinaldo José do Nascimento

CURITIBA 2007

A VIDA..... “Os dias mais esplêndidos da vida não são os chamados dias de êxito, mas sim aqueles em que, saindo do desânimo e do desespero, sentimos erguer-se dentro de nós um desafio: a vida e a promessa de futuras realizações”.
Gustavo Flaubert

Aos meus pais amados, Ervim e Ednir, pelo amor, e por terem me dado como herança, oestudo. Aos meus irmãos Jony e Jackson, pelo amor, e apoio em todos os momentos.

AGRADECIMENTOS A DEUS, que me deu forças para continuar e vencer mais esse desafio. A minha orientadora Profª. Tit. Maria Suely Soares Leonart, pela sua amizade, seu amor maternal, sua dedicação, apoio e pelo seu amor à citologia cérvicovaginal, que me incentivaram em todos os momentos e, principalmente, poracreditar em que seríamos capazes de realizar este trabalho. Ao meu co-orientador Prof°. Dr. Aguinaldo José do Nascimento, pela amizade, disponibilidade, paciência, sinceridade e bom humor. Seus conhecimentos em estatística e informática foram inestimáveis na elaboração deste trabalho. Aos meus pais, Ervim Plewka e Ednir Andriola Plewka, por me darem a vida e por tudo que sempre foram. A meus irmãos JonyErvin Andriola Plewka e Jackson Plewka, meus sobrinhos André, Agnes, Luisa e Gabriel, minhas cunhadas Ana Claudia e Kelly e toda minha linda família, pelo amor, carinho, apoio, e por acreditarem em meu sucesso. À minha grande amiga e companheira Michele Ana Flores Chaves, pela grande amizade, motivação e alegria, e por tudo que passamos juntas, nas horas boas e ruins. À Irene Ermelindo Santos,amiga e funcionária do Laboratório de Hematologia e Citologia Clínica do Curso de Farmácia da UFPR, pela amizade, carinho, entusiasmo e cooperação no decorrer dos trabalhos. Aos amigos do Laboratório de Hematologia e Citologia Clínica, em especial, Fagner Salmazo Neiva, Christian Siebra, Melissa Pires de Lima, Fernanda Mattana, Luciane Tuchoslki, pela amizade e companheirismo. E aos todos meusamigos que sempre me deram muito carinho e apoio principalmente a Rosangela Cristina de Lima, Jacqueline Nunes, Daniele Fialkoski Fogaça, Francielly Bragio e Álvaro Barbosa. Ao amigo e colega Maurício Turkiewicz pela força, disposição e cooperação na realização dos experimentos, e aos militares TC Jorge Nunes Basso e TC Narcizo Tonet por terem colaborado e disponibilizado equipamento de fotomicrografiado LAPC/HGeC - Laboratório de Análises Patológicas e Clínicas do Hospital Geral do Exército de Curitiba.

A Secretaria de Saúde do Município de Cascavel e ao Diretor Clínico do Hospital Universitário de Cascavel, por manter as portas abertas nas Unidades Básicas de Saúde e do Ambulatório do Hospital Universitário, permitindo a coleta das amostras utilizadas neste trabalho, e a todos osfuncionários que participaram deste trabalho, principalmente às coordenadoras dos Postos de Saúde Parque São Paulo, Palmeiras e IX de Novembro, apoiando e permitindo que este trabalho fosse realizado. Aos médicos ginecologistas, Aldo Luis Hota, Luiz Sérgio Fettback, Maria Elena de Carvalho, Mônica Regina Moreira, Lisiane Cosmo Fávero, Silmara C. Rossi Kissula Berto pela disposição e cooperação, e poracreditarem nos caminhos da pesquisa científica, permitindo que este trabalho fosse realizado. Ao Prof. Msc. Marco Antônio Randi, pela sua disponibilidade e orientação na realização dos estudos morfométricos. Aos colegas do Curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, por me apoiarem de forma irrestrita e possibilitarem o meu afastamento das atividades didáticas para a realização...
tracking img