Papagali

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Misturando fatos históricos com saborosa ficção, os autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta (jornalistas) narram, pela ótica de um degredado que chega aqui com Cabral, a origem dosdesmandos na Terra dos Papagaios.
* Obra de 1997.
* Narra as aventuras e desventuras de um degredado (condenado ao despacho para o Novo Mundo): Cosme Fernandes, mais conhecido nos trópicos comoBacharel de Cananoa.
* Terra Papagalli é uma pândega --> Festa alegre, estrondosa, farta de comidas e bebidas. Insensatez na maneira de se comportar – insanidade.
* Romance satírico
*Há uma argumentação histórica
* Ampla variação linguística
* sentido temático; a crítica.
* linguagem do século XVI, com tom jocoso (cômico) satírico
* O livro seestrutura em formato de carta do Bacharel ao Conde de Ourique
* O título em latim da obra é o título dado pelo personagem principal, Cosme Fernandes, à carta biográfica que ele escreve ao seu filho,Conde de Ourique. O título contrasta com o teor da própria carta e, mesmo, com o feitio do escritor, cujo conhecimento da língua resumia-se às colas ocultadas no capuz, à época em que estava noseminário. Esse contraste evidencia o desejo de Cosme de atribuir importância aos seus escritos.
* O jogo temporal que perpassa toda a obra é apreendido pelo leitor graças aos expedientes da dissimulaçãoirônica, que sugerem que o passado, aquele da diegese, se parece em muito com o presente, este da leitura.
* Intertextualidade

“Do seu nome direi que são tupiniquins; da sua cor, que sãopardos à maneira dos mouros; dos seus braços, que são rijos, de modo que um deles pode carregar com folga três dos nossos; dos seus pêlos nada conto porque não os têm, e dos seus cabelos direi que oscortam em forma de meia esfera, sendo muito parecidos com os frades.”
(papagalli)

“A...
tracking img