Papaer Da Expocom

838 palavras 4 páginas
“A música em seus fundamentos se constitui de sons organizados, desorganizados e silêncio” (WISNIK,1989), é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Uma linguagem de comunicação universal, que teve sua palavra originada do grego: Musiké Téchne, a arte das musas.
Historicamente uma das primeiras formas de comunicação se originou da arte emitida por sons. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, sua compreensão dava-se a partir da observação dos sons da natureza. Devido a falta da comunicação verbal emitiam sons por meio de batidas com bastões, percussão corporal, objetos entrechocados, gritos e imitações de sons da natureza. Com o desenvolver da comunicação, aperfeiçoaram-se suas formas, introduzindo instrumentos e linguagem.
Cada geração começa, portanto, a sua vida num mundo de objetos e de fenômenos criados pelas gerações precedentes. Ela apropria-se das riquezas deste mundo participando no trabalho, na produção e nas diversas formas de atividade social e desenvolvendo assim as aptidões especificamente humanas que se cristalizam, encarnaram nesse mundo.(LEONTIEV, 1978, p.265-6)
Segundo Leontiev (19780), para o desenvolvimento e humanização é necessário o processo da objetivação e apropriação pelas gerações futuras dos precedentes, sendo assim, a produção e reprodução de objetos materiais e não materiais refletem a ação do homem no seu meio sociocultural. Essa apropriação corresponde ao complemento desse processo, incorporando materiais e não materiais produzidos pela humanidade. O autor chega à conclusão de que o movimento da historia só é possível com a transmissão, as novas gerações, através da educação.
Há uma indesmentível e forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações do homem para uma vida bem sucedida, através da autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música. Segundo

Relacionados