Pap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Introdução à gestão da qualidade
Desde a época em que a manufatura era predominante, já existia no artífice a preocupação com a qualidade, onde quem produzia da melhor maneira agregava o maior valor em seu produto.
As oficinas começaram a crescer, com isso, iniciou uma das primeiras manifestações formais para se manter a qualidade, a inspeção de produtos. Essainspeção era realizada com as peças já acabados e a tarefa era verificar o que estava ou não em conformidade com os modelos estabelecidos.
Na revolução industrial, surgiram as fábricas que substituíram as oficinas e os operários os artífices, e com o aumento da produção se tornou muito complexa a inspeção de cada um dos produtos.
Para que os funcionários responsáveis tivessem o controle da qualidade,foi necessário criar um sistema de inspeção, o que exigia tempo e gerava custos.
A inspeção então ganhou o auxílio dos procedimentos estatísticos, como a amostragem e o controle estatístico de qualidade, onde setores específicos eram responsáveis pela qualidade. Logo após foi criado o controle estatístico de processo, que permitia identificar as variações no processo, identificando as causasresponsáveis pelos defeitos.
Controles e inspeções atuam ao final do processo, por isso não aumentam a qualidade, apenas apontam os erros (MELLO, 2011).
De acordo com Lélis (2012, p.4), “a gestão da qualidade tem a ver com as escolhas que as empresas fazem para cuidar da qualidade de seus produtos ou serviços”.
A gestão da qualidade total se iniciou no Japão após a II guerra mundial, onde sofreu oataque das bombas atômicas e ficou completamente destruído. Ao término do conflito, as empresas japonesas tinham o desafio de se manter no mercado, onde a concorrência era cada vez maior.
Os japoneses colocaram em prática a gestão da qualidade total, que tem como fundamento a redução de custos, aumento da produtividade e a satisfação do cliente, conseguindo se destacar no mercado mundial.
Enquantoisso, os Estados Unidos que concentrou durante a guerra sua força para produzir armas, usava máquinas e métodos que já haviam ficado para trás.  A partir daí, deu-se início a era da gestão da qualidade total, uma disputa entre Estados Unidos e Japão para mostrar quem produzia com mais qualidade.
Durante o século XX, não paravam de surgir novas teorias sobre como a qualidade deveria ser aplicada.Muitas empresas adotaram esse conceito e colocaram em prática essas ideias buscando maneiras de melhorar seus produtos e serviços, pois com o crescimento da variabilidade os consumidores se tornaram mais exigentes levando em conta à qualidade e o preço, onde o foco principal se tornou atender a necessidade de seu cliente, gerando assim, sua satisfação.




2.2 Origem do controle estatístico deprocesso
O controle estatístico da qualidade, assim como a inspeção tinha como objetivo impedir que os produtos em não conformidade chegassem aos clientes, sem identificar as causas pela qual ocorriam os problemas.
A partir da década de 1940, quando o físico engenheiro e estatístico Walter Andrew Shewhart criou o gráfico de controle de processo, uma ferramenta estatística que serve para encontrar errosno processo produtivo, que a visão de qualidade começou a mudar.
Walter Andrew Shewhart nasceu em 18 de março de 1891, Illinois, EUA. Se formou pela Universidade de Illinois, e aos 26 anos obteve seu ph.D. em física pela Universidade da Califórnia.
Trabalhou em empresas conceituadas como Western Eletric Company e nos laboratórios da Bell Telephones onde desenvolveu muitos artigos, em destaque, seumemorando em 16 de março de 1924, no qual apresentou e propôs a seus superiores os gráficos e cartas de controle que constituíam o controle estatístico do processo.
Foi então que, “pela primeira vez, as empresas substituíram a preocupação com a qualidade do produto pela preocupação a qualidade da produção” (LÉLIS 2012, p.10).
Shewhart defendia a ideia de que, manter o processo “Sob Controle...
tracking img