Pantanal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, quealagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.(gabi)
FAUNA
O jacare= Dentro da água, seu ataque é geralmente mortal, já que é um exímionadador. Os jacarés do Pantanal são diferentes dos da Amazônia. O do Pantanal mede até 2,5m e se alimenta de peixes e é quase inofensivo ao homem. Enquanto o da Amazônia é um pouco maior (quase 6 metros) e ataca quando ameaçado. Sua carne é comestível, O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Podemosencontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Além destes citados, que são os mais conhecidos,vivem no Pantanal muitas outras espécies de animais.(jj)
FLORA=Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.
Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiõesintermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte.
As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.
A fauna pantaneira é muito rica, provavelmente a mais rica do planeta. Há 650 espécies de aves (no Brasil inteiro estão catalogadas cerca de 1800). A mais espetacular é aarara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção. Há ainda tuiuiús (a ave símbolo do Pantanal), tucanos,periquitos, garças-brancas, beija-flores (os menores chegam a pesar dois gramas), socós(espécie de garça de coloração castanha), jaçanãs, emas, seriemas, papagaios, colhereiros,gaviões, carcarás e curicacas.
IMPACTOS
Segundo dados da Embrapa Pantanal, a instalação de 116 pequenas centrais hidrelétricas(PCHs) no Alto Paraguai, grande responsável pelas inundações periódicas do Pantanal, ameaçam a pesca, agricultura familiar, pecuária bovina e o turismo pesqueiro, especialmente porque 70% ficarão concentradas na mesma região. As barragens impedem que os peixes subam os rios e ocorra o trânsito de nutrientes. Por consequência, há o impacto na desova e alimentação dos peixes. Outra consequênciaimediata é o agravamento do assoreamento, já perceptível no Rio Taquari.[4]
Unidades de conservação=Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro - Criado em 2000, o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (MS) abrange partes dos municípios de Aquidauana e de Corumbá. Pelo grau de conservação da área, diversos animais e plantas ameaçados de extinção encontram na região seu refúgio, sendo o parquefundamental para garantir a proteção dessas espécies bem como os processos ecológicos fundamentais para a continuidade e a manutenção da vida selvagem no Pantanal. O plano de manejo da unidade foi concluído em junho de 2001
Reservas particulares Fazenda Nhumirim,fazenda bEconomia do Pantanal
Uma das principais atividades econômicas do Pantanal é a pecuária. Nas regiões de planícies, cobertas por...
tracking img