Pantanal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Pantanal e seu Ciclo hídrico singular”








Alunas: Jéssica Borges
Juliana Poncioni
Louise Aguiar
Mayara Goulart
Taís Souza
Vanessa Oliveira
Turma: A1









Sumário


Indrodução …..................................................................................Página 3
Questões Pantaneiras eSoluções ....................................................Página 4
Barragens e/ou Centrais Hidrelétricas .............................Página 5
Solução para Barragens……............................................Página 6
Mexilhão Dourado no Pantanal Mato-Grossense ............Página 8
Recomendações e possíveis soluções..............................Página 10
Mapas e tabelas ……………………………………........Página 11
Conclusões ...……………………………………………….… .....Página 12
Bibliografia …………………………………………………….....Página 14








































Introdução

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988) que torna o Pantanal Mato- Grossense comoPatrimônio Nacional (Cap. VI, Art. 225): Artigo 225:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:
I - preservar erestaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;

§ 4º - A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursosnaturais.”


A área total que o Pantanal ocupa é de aproximadamente 220.000 km², sendo 138.183 km² em território brasileiro. Ocupando parte do sudoeste do Estado Mato Grosso, e oeste do Mato Grosso do Sul o Pantanal ainda se estendendo por Bolívia, Argentina e Paraguai. Sendo uma área de transição, o Pantanal apresenta diferentes paisagens e vegetação incluindo, a Amazônica, de MataAtlantica, do Cerrado e Chaco. As diferentes vegetações são distribuidas de acordo com a região: nas áreas alagadas, predominam as gramíneas; nas regiões de alagamento eventual, é possível encontrar arbustos e palmeiras; já nas áreas que não são alagadas, a vegetação é composta por espécies do cerrado e nos pontos mais úmidos, floresta tropical.
O Pantanal é a maior área úmida continental do planetao que significa dizer que é um reservatório enorme de água doce, de extrema importância para o suprimento de água, estabilização do clima, conservação do solo e conservação da biodiversidade. Áreas úmidas ainda possuem um importante papel de reter água, já que nesse tipo de área essa capacidade é ampliada, propiciando o uso diversificado das águas por seres humanos e a animais. No caso doPantanal, a região concentra pelo menos 4.700 espécies já registradas, incluindo plantas e vertebrados. Desse total,  entre as quais estão 3.500 espécies de  plantas (árvores e vegetações aquáticas e terrestres), 325  peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves  e 159 mamíferos, dentre esses seres vivos da regiao existem muitas espécies globalmente ameaçadas como a Arara-Azul, Tuiuiu (Jaburu), Ariranha eLobo-Guara.
 
 
 Devido a sua importância ambiental, o bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000.
Grande parte da importância do Pantanal se deve ao seu singular ciclo hídrico. Para entender melhor o ciclo das águas do Pantanal e como ele funciona, é necesário primeiro entender sua...
tracking img