panovsky guia de historia da arte

2329 palavras 10 páginas
Introdução

Através da leitura do capítulo “Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte do renascimento” da obra “O significado das artes visuais” de Erwin Panovsky, foi proposta uma ficha de leitura onde se vão clarificar os conceitos de iconografia e iconologia e identificar o método de estudo do autor para a interpretação de uma obra de arte.

Erwin Panofsky, crítico e historiador de arte, nasceu a 30 de Março de 1892, em Hannouver, na Alemanha. Formou-se nas Universidades de Munique, Berlim e Friburgo onde foi discípulo de Aby Warburg (historiador de arte alemão, célebre pelos seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano). Concluiu o seu doutoramento em 1914, na Universidade de Friburgo, com uma tese sobre o pintor alemão Albercht Dürer. Em 1924 publicou a sua primeira grande obra ‘’Idea: Ein Beitrag zur Begriffsgeschichte der älteren Kunstheorie’’, onde expõe os seus estudos e análises sobre a história da teoria neoplatónica na arte.
Entre 1920 e 1933 deu aulas de História da Arte em Hamburgo, onde começa a desenvolver a o seu estudo da iconologia e iconografia.
Abandona a Alemanha em 1933, devido ao instauro do regime Nazi e viaja para os Estados Unidos, onde fica a residir em Nova Iorque.
Entre 1935 e 1962 foi professor no Instituto para Estudos Avançados da Universidade de Princeton, e trabalhou nas universidades de Harvard entre 1947 e 1948 e de Nova Iorque entre 1963 e 1968.
Em 1955 publica “O significado nas Artes Visuais”, onde reúne temas variados como a teoria das proporções, a visão histórica de Vazari e Ticiano, a relação entre a obra de arte e o seu contexto, o renascer da antiguidade clássica na Ida de Média, e principalmente, o estudo da Iconografia e da Iconologia.
Morre a 14 de Março de 1968 em Nova Jérsia.

A organização do trabalho está disposta de seguinte modo: a análise da primeira parte do capítulo “Iconografia e Iconologia: Uma Introdução ao Estudo da Arte do Renascimento”, com

Relacionados

  • Ficha de leitura - Capítulo “Iconografia e a Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença” In O significado nas artes visuais de ERWIN PANOFSKY
    3313 palavras | 14 páginas
  • A guerra de maquiavel
    51191 palavras | 205 páginas