Panorama Histórico das pincipais metodologias de ensino para o ensino da lingua portuguesa para surdos

433 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA
16º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
11 E 12 DE NOVEMBRO DE 2013 - SÃO PAULO / SP

PANORAMA HISTÓRICO DAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS DE ENSINO
PARA SURDOS E TÉCNICAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA
MODALIDADE: ORAL E ESCRITA
Maria Alcilene Vieira Silva - lene78@bol.com.br
Orientador Prof. Fernando Roberto Campos - fccampos@gmail.com

A Língua de Sinais é nas mãos de seus mestres uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório.
J. Schuyler Long
INTRODUÇÃO

Nossa sociedade está passando por diversas transformações sociais e, uma delas, é a inclusão escolar, que vem sendo tema de discussão entre profissionais da educação e também de autoridades que promovem políticas públicas. Essa pesquisa terá enfoque na surdez, haja vista que, anualmente, cresce acelerado o número de alunos surdos em classe de ensino regular.
OBJETIVO

O objetivo central desse estudo é apresentar um panorama histórico das três principais metodologias de ensino para surdos, que se seguiram ao longo de décadas, a saber:
Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo, bem como suas principais contribuições para a educação das pessoas com surdez, na expectativa de oportunizar práticas significativas em sala de aula, visando diminuir as barreiras comunicativas existentes entre a cultura ouvinte e a surda.
METODOLOGIA

Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada pesquisa bibliográfica em livros, pesquisa em documentos do Ministério da
Educação e Cultura - MEC, revistas e artigos na internet. CONCLUSÃO

A prática pedagógica, processo constantemente mutável, não pode ser delimitada, dada a sua abrangência, mas o conhecimento teórico, as metodologias apresentadas, unidas à prática fornecerão subsídios para que o professor saiba se posicionar ante os

Relacionados

  • gestão de pessoas
    41779 palavras | 168 páginas