Panorama economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente, a ecomonia do Brasil esta muito forte e sólida, pois o pais esta sendo considerado um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente os minérios, a agricultura e manofaturados. As areas de agricultura, industria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se na atualidade, em bom momento de expansão. O Brasil, considerado um pais emergente, ocupa odécimo lugar no ranking dos maiores economistas que existem mundialmente, e isso foi dito em 2007. além disso, foi dito também que o Brasil tem uma economia aberta e inserida no processo de globalização. Confira abaixo a economia Brasileira atualmente:
Energia consumida no Brasil:
Petróleo e derivados: 42%
Eletricidade: 16,5%
Gás natural: 7,2%
Carvão: 5,4%
Biomassa: 26,6%
Outras (geotérmica,eólica, térmica e solar): 2,3%
Principais produtos agrícolas produzidos: café, laranja, cana-de-açúcar (produção de açúcar e álcool), soja, tabaco, milho, mate.
Principais produtos da pecuária: carne bovina, carne de frango, carne suína

A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Com um PIB nominal de 2,48 trilhões de dólares (4,14 trilhões de reais),[1][15] foi classificada comoa sexta maior economia do mundo em 2011, segundo o FMI (considerando o PIB de 2,09 trilhões de dólares, para 2010) [16], ou a sétima, de acordo com o Banco Mundial (também considerando um PIB de 2.09 trilhões de dólares em 2010) [17] e o World Factbook da CIA (estimando o PIB de 2011 em 2,28 trilhões de dólares). [18] É a segunda maior do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos.Atualmente, a economia brasileira tem apresentado um crescimento consistente e, segundo o banco de investimento Goldman Sachs, deve tornar-se a quarta maior do mundo por volta de 2050.[19] O Brasil é uma das chamadas potências emergentes: é o "B" do grupo BRICS. É membro de diversas organizações econômicas, como o Mercosul, a UNASUL, o G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns. Tem centenas de parceiroscomerciais, e cerca de 60% das exportações do país referem-se a produtos manufaturados e semimanufaturados.[20] Os principais parceiros comerciais do Brasil em 2008 foram: Mercosul e América Latina (25,9% do comércio), União Europeia (23,4%), Ásia (18,9%), Estados Unidos (14,0%) e outros (17,8%).[21]
Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil foi o país que mais aumentou sua competitividade em 2009,ganhando oito posições entre outros países, superando a Rússia pela primeira vez e fechando parcialmente a diferença de competitividade com a Índia e a China, economias BRIC . Importantes passos dados desde a década de 1990 para a sustentabilidade fiscal, bem como as medidas tomadas para liberalizar e abrir a economia, impulsionaram significativamente os fundamentos do país em matéria decompetitividade, proporcionando um melhor ambiente para o desenvolvimento do setor privado.[22] [23]
O país dispõe de setor tecnológico sofisticado e desenvolve projetos que vão desde submarinos a aeronaves (a Embraer é a terceira maior empresa fabricante de aviões no mundo).[24] O Brasil também está envolvido na pesquisa espacial. Possui um centro de lançamento de satélites e foi o único país doHemisfério Sul a integrar a equipe responsável pela construção do Estação Espacial Internacional (EEI).[25] É também o pioneiro na introdução, em sua matriz energética, de um biocombustível - o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar.[26]Em 2008, a Petrobras criou a subsidiária, a Petrobras Biocombustível, que tem como objetivo principal a produção de biodiesel e etanol, a partir de fontes renováveis,como biomassa e produtos agrícolas.
Referências
1. ↑ a b c Em 2011, PIB cresce 2,7% e totaliza R$ 4,143 trilhões
2. ↑ Em 2010, PIB varia 7,5% e fica em R$ 3,675 trilhões
3. ↑ IBGE :: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
4. ↑ IPCA of December was 0.37% - IBGE
5. ↑ CIA - The World Factbook
6. ↑ Brasil tem 16,27 milhões de pessoas em extrema pobreza, diz...
tracking img