PANORAMA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO: UM CENÁRIO DAS EMPRESAS RANDON

7760 palavras 32 páginas
PANORAMA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO SETOR
AUTOMOTIVO BRASILEIRO: UM CENÁRIO DAS
EMPRESAS RANDON
RESUMO

Segundo o anuário da indústria automobilística brasileira (Anfavea, 2004), o Brasil ocupa atualmente o 9º lugar na frota mundial de veículos, com mais de 20 milhões de unidades em circulação. Existe um veículo para cada 8,6 habitantes, sendo a idade média da frota de 9,5 anos. São quase de 1,6 milhões de quilômetros de malha rodoviária, sendo 164 mil de estradas pavimentadas. Em termos de setor, existem mais de 30 plantas industriais de montadoras instaladas no país e 500 fabricantes de autopeças contando com o apoio de mais de 4.580 concessionários de marcas. O total de vendas em 2004 atingiu 1,4 milhões de unidades, o que representa aproximadamente 5% do PIB brasileiro.(Anfavea, 2004)
A escolha do tema certificação ambiental para análise neste artigo se justifica pelo crescente crescimento das necessidades de gestão e controle ambiental no setor automotivo .
A gestão integrada dos negócios comprometido com a gestão ambiental passa a atender de maneira ampla os anseios dos consumidores que procuram manter relações comerciais com negócios que oferecem produtos e serviços que poluem menos gerando uma produção mais limpa. O objetivo central deste trabalho é discutir o panorama da certificação ambiental no setor automotivo brasileiro e possíveis perspectivas estratégicas para o setor. Dentro deste cenário, pretende-se ainda apresentar as práticas que vêm sendo adotadas pelas empresas do
Grupo Randon na utilização de ferramentas de gestão ambiental aplicadas para enfrentar a complexidade das questões ambientais e a competitividade mundial do setor.
Como base de dados, utilizou-se as informações disponíveis na literatura e divulgadas pelas montadoras e associações do setor automotivo. A estes dados associou-se o resultado de entrevistas realizadas com os responsáveis pela gestão ambiental nas empresas Randon em fevereiro de 2005.

Relacionados

  • Ciencias contabeis
    508249 palavras | 2033 páginas