Panorama da cadeia do leite no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Panorama da cadeia do leite no Brasil
Agaciel Rigo Fiorentin, Gabriel Pereira,
Michele Denise Ribeiro Ferreira,
Renato Borges e Rita Canabarro

Orientador: Thelmo Vergara de A.M. Costa



O mercado do leite tem passado por grandes mudanças desde a década de 90, devido à abertura de mercado, queda do tabelamento dos preços e mudanças que ocorreram com os consumidores que cadavez mais se preocupam com a qualidade dos alimentos, com o bem estar animal e com o desenvolvimento sustentável, principalmente o consumidor externo. Essas mudanças conjunturais da Cadeia Láctea geraram a todos os seus elos da montante a jusante desafios e perspectivas a curto e longo prazo. A presente pesquisa teve como objetivo, elaborar um estudo acerca do desenvolvimento e estrutura da cadeia doleite no Brasil realizada através de um estudo bibliográfico visando identificar como que esses fatores podem contribuir com o setor. Com este intuito, foi feito um estudo exploratório buscando levantar dados importantes a respeito da cadeia. Pode-se verificar o funcionamento do sistema e seus agentes destacando-se os seguintes elos: Insumos, produtores, indústrias e laticínios, distribuição econsumidores. Além disso, discuti-se a demanda e a oferta para se obter resultados para discussão dos pontos fracos a serem analisados na Cadeia Láctea para que o Brasil possa explorar seu grande potencial.
Palavras-chave: Cadeia produtiva, Demanda, Oferta, Produtividade e Qualidade.

Uma análise da cadeia do leite deve partir do reconhecimento de que o grande objetivo da produção agrícola é o desatisfazer necessidades humanas, e no caso do leite, as necessidades de alimento nutritivo e de produtos lácteos que o homem gosta de consumir. Entretanto, a produção, industrialização e comercialização do leite e seus produtos derivados gera atividades econômicas, cabendo então maximizar a eficiência de utilização dos recursos disponíveis para gerar riqueza ou lucro, bem como empregos, sem perdada qualidade do meio ambiente. Assim, a cadeia do leite deve objetivar aspectos nutricionais, econômicos, sociais e ambientais. O mercado do leite tem passado por grandes mudanças desde a década de 90. Durante este período, ocorreu o fim do tabelamento dos preços; estabilização monetária (Plano Real); abertura da economia à concorrência externa pela redução de barreiras tarifárias e nãotarifárias; liberação das importações de leite em pó e demais produtos lácteos para iniciativa privada e adoção de medidas antidumping para frear importações desleais (DÜRR et al., 2005). Assim a cadeia do leite vem se tornando uma das mais importantes para o agribussiness brasileiro.

O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi um levantamento e uma revisão bibliográfica sobre a estrutura dacadeia do leite no sistema agroindustrial buscando levantar dados importantes a respeito do sistema lácteo.

O Sistema Agroindustrial do Leite no Brasil

Segundo Davis e Goldberg (1968), um sistema de commodities conhecido como Sistema Agroindustrial engloba todos os atores envolvidos com a produção, processamento e distribuição de um produto. Tal sistema inclui o mercado de insumos agrícolas,operações de estocagem, processamento, atacado e varejo, demarcando um fluxo que vai dos insumos agrícolas até o consumidor final (figura1).


A cadeia de produção de leite e derivados no Brasil é composta pelos seguintes agentes: insumos, produtor rural, indústria de laticínio, comercialização e consumidor final. Pesquisa realizada pelo PENSA (2005) levantou dados importantes a respeito do SAGdo leite. Segue abaixo, algumas informações a respeito do mapeamento da cadeia do leite (PENSA, 2005):

a. Insumos: representa o elo da cadeia responsável pela fabricação de produtos que serão utilizados na produção de leite. Nele se encontram os produtos veterinários, ração, inseminação artificial, essencial no melhoramento genético do rebanho, material de ordenha, entre outras tecnologias...
tracking img