Panificadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Panificadora

O Nosso
Pão de Cada Dia

1. O que é Medidas de desempenho
2. O que QUEREMOS medir?
3. Qual a EVIDÊNCIA?
4. COMO iremos medir?
5. Para que iremos USAR as medidas?
* DEFINIÇÃO
* TIPOS DE PADRÃO DE DESEMPENHO

1. O que é Medidas de Desempenho?
Uma medida de desempenho é uma maneira de medir um determinado desempenho em uma determinada área e de agir sobre osdesvios em relação aos objetivos traçados.

Mensuração só deve ser feita:
- quando possibilita tomada de ação;
- é compreendida e aceita por todos; e
- é reprodutível
2. O que QUEREMOS medir?
Como primeiro passo é fundamental ter clareza sobre os objetivos que o serviço deseja atingir, e como estes contribuem para objetivos mais gerais da organização. Uma expressão bastante usada por aqui nestasituação é “golden thread”, isto é, a linha dourada que conecta os objetivos mais altos e amplos da organização (digamos, minimizar a emissão de gás carbônico), aos objetivos mais específicos e individuais (por exemplo, desligar o computador ao deixar o escritório). Quando o enunciado de um objetivo é claro e bem definido, mais de meio caminho já está andado para o desenvolvimento dos indicativos queirão medir o seu atingimento.
Uma dica da Stacey para conseguir esta clareza é descrever os objetivos da forma mais palpável possível. Isto é: Se este objetivo estivesse acontecendo agora, exatamente o que seria diferente? E para evitar que a descrição do objetivo descambe para o ambíguo, ela sugere proibir certas palavras no enunciado dos objetivos, como eficiente, confiável, sustentável e qualqueroutro termo que não seja específico e sensorial.
3. Qual a EVIDÊNCIA?
O segundo passo é avaliar cada um dos objetivos segundo alguns critérios:
* É viável medir (em termos de tempo e esforço)?
* É relevante?
* Podemos usar estes parâmetros para nos comparar com organizações similares?
* Com que frequência devemos medir?
Esta etapa é muito útil para destrinchar a estratégia de umserviço. Reduzir o consumo de energia elétrica em um prédio de escritórios, por exemplo, soa como um objetivo completamente razoável. Mas quando se discute como medir o atingimento deste objetivo se percebe que existe bastante margem para interpretação. Ora, a redução do consumo se dará via reformas na estrutura do edifício que permitam a melhor conservação de energia? Ou estamos falando de criar hábitosnas pessoas que usam o edifício para reduzir desperdícios?
Um outro desafio é saber qual escopo a equipe tem para influenciar resultados. Seguindo o exemplo da conservação de energia elétrica, se o plano para redução do consumo abrange apenas um dos edifícios de um total de 10, talvez seja melhor reformular o enunciado do objetivo.
Isso pra não falar da complexidade técnica que é medir consumo deenergia em termos de unidade, ajustes devido a clima e estação do ano, confiabilidade dos equipamentos de medição. É importante levar em conta qual o benefício da medida versus o custo para sua manutenção.
As respostas para as perguntas acima irão levar a uma lista de medidas, diretamente ligadas aos objetivos do serviço, que passarão para a próxima etapa.
4. COMO iremos medir?
Enquanto a etapaanterior tem como entrega final uma lista de indicadores possíveis e desejáveis, neste terceiro passo é necessário aprofundar a discussão e para cada uma das medidas selecionadas produzir uma definição detalhada e um plano de implementação. Em conjunto com o desenvolvimento dos indicadores, é necessário que estejam claras as práticas de coleta de dados e de seu armazenamento.
Pra sair um pouco dosexemplos de energia elétrica, desta vez vou citar um indicador para o serviço de manutenção de parques e jardins: “Quantas vezes a grama esteve acima de 5 centímetros de altura?”. Algumas questões sobre esse indicador se colocam: quem é que vai medir a grama? O próprio funcionário responsável por cortá-la? E com que frequência essas medições vão acontecer? Essa medida vai ser no olho, ou ele...
tracking img