Panificadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


Através do estudo observa-se o mercado promissor para a implantação de mais uma panificadora. Embora na cidade já exista duas outras, ainda há espaço e mercado que justifique a abertura de mais uma. As observações apontam para uma demanda ociosa, ainda não contemplada pelos estabelecimentos aqui existentes.
A Cidade de Aruanã, Estado de Goiás, tem uma população urbana estávele mescla com uma comunidade rural que freqüenta a Cidade regularmente, buscando suprir as necessidades de gêneros pessoais e alimentícios, não encontradas ali no campo.
Este estudo foi elaborado com base em questões devidamente ponderadas, sobre como montar um empreendimento potencialmente rentável, possibilitando uma visão holística sobre fluxos de informações comerciais e a valorização dosfatores que poderão levar uma empresa ao sucesso econômico, considerando, portanto, a dimensão do mercado a ser explorado.
Esta oportunidade se justifica pela notável e crescente demanda por produtos de panificação. Produtos com baixo preço e boa qualidade nutritiva, acessível a toda camada social. A pesquisa deste trabalho foi objetiva e pontual. Levou-se em conta a pesquisa de mercado e rendalocal, elementos essenciais para verificação da viabilidade de instalação de uma panificadora. Há exigências intrínsecas do setor hoteleiro, incluindo aí as pousadas e acampamentos que recebem um público, diversificado e exigente, oriundos não só do nosso Estado de Goiás, más do imenso Brasil e até de outros países.
Temos ainda outras demandas que merecem uma atenção especial. São órgãos públicos,como Prefeitura, Câmara Municipal, Escolas, creches e demais órgãos governamentais com instalações permanentes. Já no setor privado, destacamos as escolas particulares, o turismo sazonal, seja de excursões de escolas de vizinhas ou turistas ecológicos, admiradores da nossa exuberante natureza
Desta forma o trabalho segue uma diretriz, começando com a descrição das oportunidades, fazendo umaanálise dos objetivos e suas justificativas, apresentação do negócio, localização e Layout da empresa, passando também pelo estudo dos possíveis fornecedores, capaz de dar o suporte necessário na logística de abastecimento da matéria prima para fabricação e produtos para revenda.


2. Descrição da oportunidade


Devido a uma crescente demanda pelo eco-turismo, fator que a cidade de Aruanã, semprefoi privilegiada, tanto por sua localização às margens do Rio Araguaia, quanto pelo considerável fluxo de turistas e visitantes que a frequentam.

Aruanã está localizada na região noroeste do Estado de Goiás, possui segundo dados do IBGE de 2010 - 7.496 habitantes, e tem como principal acesso a Rodovia GO-530 que liga Aruanã/Goiânia, atravessando os municípios de Goiás, Itaberaí, Itauçu,Inhumas, Goiânia chegando até Brasília – DF.

Segundo a ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, o setor de panificação é o que mais cresceu nos últimos anos no Brasil, que tem um consumo em média de 33,5 quilos de pães por habitante ao ano, teve um crescimento no número de empregos 3,4% no ano passado, a perspectiva do setor é crescer entre 10% e 12% este ano, em 2010teve um faturamento de 56,3 bilhões.

Mediante estes dados, observa-se a possibilidade e até mesmo a oportunidade da implantação de um novo investimento, em especial uma panificadora, visto que ali existem somente duas empresas, que não atendem as demandas por parte das redes de hotelaria e pousada, repartições públicas, privadas como Prefeitura, Escolas, Creches, Câmara Municipal, bem comoas redes comerciárias que promovem por meio da Associação Comercial vários eventos, tais como, festivais, torneios esportivos, desfiles, congressos e outros.
O turismo estimulado pelas belas praias e ótimos acampamentos ao longo do Rio Araguaia proporciona a este município sua principal fonte de renda, estima-se que mais de 100 mil pessoas visitam a cidade nos meses de Julho, Agosto e...
tracking img