Pancreatite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PANCREATITE

É a inflamação do pâncreas e do conduto pancreático, obstruindo-se assim a passagem das enzimas. Normalmente as enzimas digestivas não se tornam ativas até que elas atingem ointestino delgado, onde começam a digerir os alimentos. Mas se estas enzimas tornarem-se ativas dentro do pâncreas, elas iniciam a "digestão" do pâncreas por si próprio (autodigestão). As enzimas são lançadasno intestino delgado alterando-se a produção de insulina, que é o hormônio que regula o metabolismo do açúcar. Estes hormônios ajudam o corpo a utilizar a glicose que ele toma da comida paratransformar em energia.
A pancreatite aguda ocorre subitamente e dura por um curto período de tempo e geralmente melhora. A pancreatite crônica ocorre quando as enzimas digestivas atacam e destroem opâncreas e tecidos próximos causando cicatrizes e dor. Qualquer uma das formas pode causar complicações sérias.
Nos casos graves, podem ocorrer hemorragia, lesão tecidual e infecção. Pseudocistos, que sãoacúmulos de líquido e restos de tecido, também podem se desenvolver. As enzimas e toxinas podem entrar na circulação sanguínea, lesar o coração, pulmões e rins, ou outros órgãos.

Os sintomas maiscomuns são:
- Dor ao redor do umbigo, irradiando-se para a parte superior.
- Gases estomacais.
- Náuseas e Vômitos.
- Febre
- Hipertensão - pressão alta
- Dor muscular
* Uma vez que as enzimas nãosão lançadas no intestino delgado, produz-se uma constipação produzida pelas gorduras não digeridas. Outro problema que ocorre é o diabete.

Causas: As mais frequentes são a formação de cálculos,tumores, infecção viral, alcoolismo, obesidade, má nutrição - Altos níveis de cálcio no sangue (hipercalcêmica),
- Altos níveis de gordura no sangue (hiperlipidêmica ou hipertrigliceridemia),
Drogas,etc.
Danos decorrentes do abuso de álcool podem não aparecer por muitos anos, e então a pessoa pode ter um ataque súbito de pancreatite. Em até 70% dos pacientes adultos, a pancreatite crônica...
tracking img