Pancreatite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pancreatite
1 –INTRODUÇÃO /PANCREATITE AGUDA NOÇÕES GERAIS

Pancreatite aguda é a inflamação aguda do pâncreas, em resposta a agressões de várias causas, como organismos vivos, processos metabólicos, tóxicos e alterações obstrutivas da papila de Vater ou do próprio ducto pancreático. Ela corresponde a um grupo lesões reversíveis caracterizadas pela inflamação do pâncreas variando desde anecrose gordurosa até a necrose do parênquima pancreático com hemorragia grave.
A doença permite recuperação integral da glândula, tanto do ponto de vista morfológico, quanto funcional, uma vez afastada a causa da afecção. A pancreatite aguda pode ser tão benigna que os sintomas desaparecem antes do diagnóstico ou o paciente pode chegar ao hospital em fase final, e o diagnóstico ser feito naautópsia. A pancreatite aguda pode apresentar várias condições clínicas, variando desde um quadro autolimitado – leve e de curta duração –, até uma condição tóxica grave associada com choque, hipovolemia, múltiplos distúrbios metabólicos e morte.

1.1 ANATOMIA DO ÓRGÃO

O pâncreas é um órgão retroperitoneal localizado na bolsa omental que se estende da alça em forma de “C” do duodeno até o hilo dobaço. É divido em: cabeça, corpo e cauda. O sistema ducto pancreático é altamente variável. O ducto principal (ducto de Wirsung) drena, mais comumente, para a ampola maior do duodeno (ampola de Vater) e ducto acessório drena para o ducto pancreático acessório (ducto de Santorini) drena para a papila menor.

Fonte: NETTER (2003, p. 288)
O pâncreas é um órgão glandular misto com componentesendócrino e exócrino. A porção endócrina é formada por milhões de agregados de células, ilhotas de Lanerhans que secretam insulina, glucagon e somatostatina. A porção exócrina é composta de células acinosas, que sintetizam enzimas indispensáveis para a digestão, e uma série de ductos e dúctulos que transportam as secreções para o duodeno. Este órgão secreta de dois a dois litros e meio de líquido ricoem bicarbonato que contém enzimas e proenzimas digestivas.
De um modo geral, o pâncreas libera seus produtos exócrinos na forma de proenzimas, com exceção da lipase e amilase, tanto para prevenir a autodigestão quanto para o uso eficiente dentro do duodeno. As pro-enzimas incluem tripsinogênio, quimiotripsinogênio, proelastase, calicreogênio, fosfolipase A. As enzimas estão secretadas emgrânulos de zimogênio associados à membrana nas células acinosas.

1.2 ETIOLOGIA

As principais causas de pancreatite aguda correspondem à doença do trato biliar (litíase biliar) em 45% mais frequntemente em mulheres e alcoolismo, em 35% dos casos mais frequentes em homens.
Além de causas idiopáticas, que correspondem a 10%, podemos citar também outras causas menos freqüentes, como enuncia Robbins(2005):
1. Obstrução do sistema ductal pancreático devido outros fatores além de cálculos como tumores periampulares, pâncreas divisum, coledococeles e parasitas como Ascaris lumbricóides.
2. Medicamentos como diuréticos tiazídicos, estrogênios sulfas, furosemida, metildopa dentre outros.
3. Infecções por caxumba e Mycoplasma pneumoniae.
4. Distúrbios metabólicos comoHipergliciridemia, hiperparatireoidismo e outros estados hipercalcêmicos.
5. Isquemia aguda induzida por trombose vascular, embolia, vasculite e choque.
6. Trauma.
7. Alterações genéticas que codificam enzimas pancreáticas e seus inibidores.
8. Anormalidades congênitas como pâncreas divisum e pâncreas anular.
9. Autoimune.

1.3 PATOGÊNESE DA DOENÇA

As alterações anatômicas vistas napancreatite aguda sugerem fortemente autodigestão da substância pancreática por enzimas pancreáticas ativadas inapropriadamente. Num primeiro momento, surgem alterações na célula acinar, as quais culminam com ativação precoce do zimogênio localizado intracelularmente. Acredita-se, ainda, que não basta apenas a ativação enzimática, mas também a retenção de enzimas ativadas – dificultando a...
tracking img