Pancreas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PÂNCREAS
Características
O pâncreas é uma glândula digestiva de secreção interna e externa, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre aparede posterior do abdome, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago. O pâncreas é formado por uma cabeça que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. A secreção externa deleé dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal colédoco na ampola de Vater. O pâncreas comporta dois órgão estreitamente imbricados:pâncreas exócrino e o endócrino.
Anatomia
Em humanos, o pâncreas é uma glândula longa com 15-25 cm que se localiza no abdômen. Sendo uma das glândulas retroperitoneais, ele é localizado posteriormenteao estômago e está em associação próxima ao duodeno.
É freqüentemente descrito como tendo três regiões: a cabeça, corpo e a cauda. Podendo causar algo como infertilidade em gestantes.
O ductopancreático (também chamado de ducto de Wirsung) percorre o comprimento do pâncreas e termina na segunda porção do duodeno, na ampola de Vater (hepatopancreática). O ducto biliar comum geralmente se une aoducto pancreático neste ponto ou próximo dele. Muitas pessoas também possuem um pequeno ducto acessório, o ducto de Santorini.
Artérias e veias
O pâncreas é suprido arterialmente pelas artériaspancreaticoduodenais:
* A artéria mesentérica superior que origina as artérias pancreaticoduodenais inferiores
* A artéria gastroduodenal que origina as artérias pancreaticoduodenais superiores* A artéria esplênica que origina as artérias pancreáticas
A drenagem venosa é feita através das veias pancreáticas que são tributárias das veias esplênica e mesentérica superior, no entanto amaioria delas terminam na veia esplênica. A veia porta hepática é formada pela união da veia mesentérica superior e veia esplênica posteriormente ao colo do pâncreas. Geralmente a veia mesentérica...
tracking img